Atendendo ao pleito de Lajeado, a Diretoria da Força Nacional de Segurança Pública (DFNSP) confirmou a realização no município de um curso de alto nível, chamado Instruções de Nivelamento de Conhecimento (INC), destinado a policiais militares, bombeiros militares, policiais civis, peritos e efetivos lotados em Unidades de Operações Especiais.
O curso tem previsão de iniciar em 10 de março e encerra no dia 28 de março. Parte dele será realizado na Universidade do Vale do Taquari - Univates, com a ocupação de salas de aula no campus para as atividades teóricas.
Os profissionais dos três Estados da região Sul que fizerem o curso poderão integrar a Força Nacional e ser chamados para atuar em operações especiais. Ao todo, cerca de 300 agentes devem participar da iniciativa, sendo a maioria deles do Rio Grande do Sul.
Dos 300 agentes, 100 são policiais militares, 60 bombeiros militares, 70 policiais civis, 20 peritos e 40 agentes de Unidades de Operações Especiais. O custeio para realização do curso ficará sob responsabilidade do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
As tratativas da Prefeitura de Lajeado para viabilizar a concretização desse curso no município iniciaram em outubro do último ano, lembra o secretário de Segurança Pública (Sesp) de Lajeado, Paulo Locatelli.
Sobre a Força Nacional de Segurança Pública
A Força Nacional de Segurança Pública é um programa de cooperação entre os Estados e o governo federal que permite a execução de atividades e serviços voltados à preservação da ordem pública, à segurança das pessoas e do patrimônio, atuando também em situações de emergência e calamidades públicas.
Ela é integrada por policiais dos Estados, que recebem um treinamento específico - a Instrução de Nivelamento de Conhecimento (INC) -, sendo submetidos a treinamento físico e intelectual, abordando disciplinas como Direitos Humanos, uso diferenciado da força e outras específicas para cada tipo de atividade (polícia ostensiva, polícia judiciária, perícia e bombeiro militar).
Quando um Estado, o Distrito Federal ou a União enfrentam uma situação grave de ameaça à segurança, podem solicitar o apoio da Força Nacional para atuar no seu Estado. Com sede em Brasília, esses profissionais estão sempre prontos a agir. A Força Nacional caracteriza-se então pelo fato de profissionais das polícias dos Estados auxiliarem o Estado solicitante, em um processo coordenado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.