Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Institucional

Univates é uma das universidades fundadoras da Rede Gaúcha de Instituições Formadoras de Professores

Por Lucas George Wendt

Postado em 30/12/2021 08:31:20


Compartilhe

A Universidade do Vale do Taquari - Univates é uma das instituições signatárias da carta que institui a Rede Gaúcha de Instituições Formadoras de Professores. Assim como as demais instituições que integram o movimento, a Univates defende a Educação como um projeto de desenvolvimento do País, de forma que se faz necessária a articulação entre os envolvidos na defesa da educação de qualidade. 

A reunião que marcou o início das atividades da Rede entre as instituições de ensino superior, públicas e comunitárias que integram o órgão aconteceu no último dia 17. Participaram da implantação representantes das instituições de ensino superior e entidades, tais como: Aesufope, Anfope RS, Faccat, IFRS, Uergs, UFN, UFPel, Ufrgs, UFSM, Unipampa, Univates, URI, Universidade Feevale e Universidade La Salle. 

Os representantes institucionais da Univates na Rede são a professora Cristiane Antonia Hauschild Johann, coordenadora do Programa de Residência Pedagógica (RP/Univates/Capes), e o professor Tiago Weizenmann, coordenador do Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP). 

A Rede tem como objetivos ser uma entidade articuladora das instituições que atuam na formação de professores; fazer frente ao que se anuncia com relação à formação continuada: a atuação de fundações privadas, sem vínculo com as redes de ensino; constituir um processo articulado de formação inicial e continuada, ouvindo as necessidades das escolas e das redes de ensino, bem como provocando desestabilizações que levem ao aperfeiçoamento dos processos escolares; propor um plano de longo prazo de formação inicial de professores, com estratégias de atuação das diferentes instituições em articulação com as redes de ensino, de modo a permitir a formação de quadros para o magistério da educação básica numa perspectiva de futuro; e criar um canal de comunicação do conjunto das instituições com as redes e sistemas de ensino.

Divulgação/Acervo pessoal

Cristiane Antonia Hauschild Johann

Cristiane Antonia Hauschild Johann

Conforme a professora Cristiane Antonia Hauschild Johann, a Univates tem historicamente participado de ações que visam a discutir a formação de professores no estado do RS. “Desde 2009 participava das reuniões sistemáticas do Fepad (Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente), instituído em consonância com a publicação em Diário Oficial do estado, de 23 de julho de 2009, pelas portarias nº 146 e nº 147, e que desde a sua constituição vinha desenvolvendo um trabalho com reuniões sistemáticas para consolidar as políticas de formação de professores no RS. Em 2019 o Fepad passou a denominar-se ForprofeRS. A última reunião do ForporfeRS ocorreu em 28 de novembro de 2019. Assim, as instituições de ensino do estado do RS entenderam a necessidade de um espaço para continuar a discutir e consolidar políticas de formação de professores”, explica Cristiane. 

Conforme a docente, estar na Rede “é estar pensando coletivamente entre instituições sobre diversos desafios, que são desafios de todos e não apenas de uma instituição”. Entre os desafios ela destaca a necessidade de ampliar a formação continuada dos profissionais da educação, considerando o cenário pandêmico e pós-pandêmico; a carência de professores licenciados em várias áreas do conhecimento; as diferenças regionais; a baixa procura de jovens pelos cursos de licenciatura - o que aponta para um cenário de carência ainda mais grave do quadro docente para os próximos anos; a necessidade de formar professores para enfrentar os desafios que se avizinham à realidade escolar (tecnologias digitais, processos de inclusão, conflitos sociais, violência, mudanças no mundo do trabalho); a necessidade de preparação das escolas para a implantação do Referencial Curricular Gaúcho em toda a educação básica e a preparação das escolas para o Novo Ensino Médio.

“Enfim, participar da Rede significa estar atuando juntamente com outras instituições do estado em prol de políticas de formação de professores, com vistas a ampliá-las e qualificá-las. Significa sermos protagonistas em busca da qualificação da educação do nosso Vale do Taquari, do nosso estado e do nosso país”, complementa Cristiane.  

Elise Bozzetto

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar