Recentemente a prefeitura de Tapes, município do Centro-Sul do Estado, esteve na Universidade do Vale do Taquari - Univates conhecendo o projeto Alfabeletrando, Laboratório de Alfabetização que a Instituição tem desenvolvido com o objetivo de melhorar o desempenho escolar em leitura e escrita de crianças que tenham seu desenvolvimento de aprendizagem prejudicado pela pandemia de covid-19. O projeto Alfabeletrando surge no projeto de extensão Alfab&Letrar, e está vinculado à área de Assessoria Pedagógica Externa (APE) da Univates.
A secretária de Educação e Cultura de Tapes, Cleunice Távora Carvalho, e duas coordenadoras pedagógicas, Ruth Rocha e Thaísa Dias Jenisch, estiveram na Universidade, recepcionadas pela professora doutora Grasiela Bublitz, coordenadora dos cursos de licenciatura e coordenadora pedagógica da APE, pela coordenadora administrativa das assessorias pedagógicas, Viviane Theves Eckhardt, e pela equipe do Escritório de Relações com o Mercado.
Além da visita à Univates, a equipe da Prefeitura de Tapes também esteve em Garibaldi, com o objetivo de conhecer o projeto-piloto Alfabeletrando desenvolvido na cidade.
O projeto
O projeto Alfabeletrando foi organizado considerando dois encontros semanais para cada criança, com foco nas dificuldades de leitura e escrita decorrentes da pandemia. São realizadas atividades didático-pedagógicas com experiências lúdicas, que promovem a alfabetização e o letramento. A Univates realiza a seleção de professores e monitores para atuar no projeto, que recebem formação específica. As atividades são organizadas com o suporte do Escritório de Relações com o Mercado (ERM), da APE e do setor de Educação a Distância (EAD) da Univates.