Graduação

Diplomada do curso de Jornalismo da Univates recebe Grande Prêmio Universitário da Associação Riograndense de Imprensa

Por Divulgação

Postado em 15/12/2021 00:16:37

Divulgação

A diplomada do curso de Jornalismo da Universidade do Vale do Taquari - Univates Juliana Pisoni recebeu na manhã desta terça-feira, 14, dois prêmios da Associação Riograndense de Imprensa no 63º Prêmio ARI/Banrisul. Juliana venceu a categoria Jornalismo Universitário - Vídeo e também recebeu o Grande Prêmio Universitário desta edição. No total, 356 trabalhos foram julgados por mais de 60 profissionais da imprensa e professores de Jornalismo em 2021.

Divulgação

O documentário, intitulado “Identidades: um retrato jornalístico através do audiovisual sobre órfãos paternos”, foi desenvolvido como Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) de Jornalismo e apresentado em agosto. “Queria abordar algo relacionado à família, às questões sociais e aos direitos humanos. Pesquisando temas me deparei com o dos órfãos paternos”, explica a jornalista.

“Meu objetivo era promover a reflexão e relacionar o tema ao jornalismo. Então procurei entender os motivos que levam um pai a abandonar um filho. Numa perspectiva macro, são cerca de 6 milhões de brasileiros órfãos paternos”, destaca a diplomada. “Os dados são amplos para o Brasil, mas como é essa questão no Vale do Taquari? Como vivem as pessoas que não têm registro paterno? Quais as dificuldades? Como ficam as mães com a dupla tarefa da parentalidade?”, questiona Juliana, que buscou dados locais para promover a reflexão em uma monografia escrita e no documentário agora premiado. “Eu estou extremamente feliz. Quando os finalistas foram divulgados, nunca imaginei que ficaria em primeiro lugar, nem que receberia o prêmio de melhor trabalho entre todas as produções universitárias inscritas. Eu me emocionei muito”.

Divulgação

Juliana agradece ao professor Marcus Staudt, seu orientador, ao colega Elivelton Marques, que a acompanhou ao longo do processo de construção do material, e também ao coletivo de professores do curso de Jornalismo da Univates. “É gratificante estar ao lado de grandes profissionais representando a Universidade”, destaca. “Espero que este prêmio possa servir de inspiração para outros estudantes. Muitas vezes realizamos trabalhos na universidade e os deixamos na gaveta, duvidando da nossa capacidade. Está na hora de entender que temos capacidade e que os nossos trabalhos, nossa dedicação e nosso empenho podem nos levar a outros patamares”, complementa a diplomada.

Escolha uma formação

Graduação presencial