O trabalho científico de um pesquisador é contínuo, ou seja, suas descobertas, quando observadas na totalidade, permitem compreender o conjunto do seu trabalho. É desta forma que a ciência avança: aos poucos, com cada trabalho funcionando como a peça de um quebra-cabeça que completa um cenário de pesquisa. E que pode abrir margem para mais perguntas.
Na Universidade do Vale do Taquari - Univates, diferentes equipes trabalham produzindo conhecimento científico. Entre pesquisadores e estudantes bolsistas de iniciação científica, de mestrado e de doutorado , são cerca de 500 pessoas diretamente envolvidas buscando na ciência as respostas para a solução de problemas coletivos e de inquietações de pesquisa individuais.
Todos os dias as equipes de pesquisa da Univates divulgam seus achados em publicações periódicas científicas nacionais e internacionais. Semanalmente os artigos científicos mais recentes serão destacados no site da Instituição.
Confira o que a Univates publicou de 26 de novembro a 3 de dezembro de 2021
Autoria: Dieter Uhl, Rafael Spiekermann, Michael Wuttke, Markus J. Poschmann e André Jasper
Revista científica: Review of Palaeobotany and Palynology
Do que trata a pesquisa científica: o macrocarvão vegetal dos depósitos do final do Eoceno - final do Oligoceno da Bacia de Neuwied no W-Alemanha fornece evidências para a ocorrência de incêndios paleo-florestais em três intervalos de tempo diferentes nessa região. Macrocarvão autóctone de lignitos do final do Eoceno na Formação Bubenheim da localidade Koblenz-Metternich pode ser melhor comparado ao gênero Doliostroboxylon Dolezych, a madeira do extinto gênero de conífera Doliostrobus Marion. Fragmentos pequenos e não identificáveis de carvão do início da Formação Oligocene Maifeld na localidade Kärlich foram descobertos em depósitos límbicos/salgados. Devido ao pequeno tamanho dos fragmentos e à sua má conservação geral, não é possível fornecer qualquer interpretação significativa da vegetação-fonte. O macrocarvão de uma lente lignítica dentro da Formação Kärlich do Oligoceno tardio da localidade Koblenz-Schmidtenhöhe pode ser atribuído ao taxodioide Cupressaceae. Como outros carvões do Oligoceno tardio atribuídos a esse grupo de plantas da região próxima de Westerwald, esses restos exibem anéis de crescimento marcados, apontando para algum tipo de sazonalidade. Essas descobertas, juntamente com registros anteriores de carvão vegetal de áreas adjacentes, demonstram que os incêndios florestais, uma importante fonte de perturbação nos ecossistemas terrestres desde o final do Siluriano, eram parte do final do Eoceno ao final do Oligoceno na Bacia de Neuwied e/ou em sua vizinhança direta.
Vinculação: PPGAD
Publicado quando: dezembro de 2021
Título do artigo: A humildade intelectual como objetivo emergente no ensino de ciências: possibilidades a partir de uma abordagem investigativa nos anos iniciais
Autoria: Mateus Lorenzon e Jacqueline Silva da Silva
Revista científica: Vidyia - Revista Eletrônica
Do que trata a pesquisa científica: no artigo discute-se a possibilidade de uma abordagem de ensino investigativa fomentar o desenvolvimento da virtude da humildade intelectual em crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O estudo decorre de uma pesquisa-ação realizada com crianças do 3º ano de uma escola pública localizada em Arroio do Meio/RS. O corpus da pesquisa foi produzido por meio de observações participantes, registros fotográficos, entrevistas e análise da documentação pedagógica, sendo interpretados por meio da análise textual discursiva. Infere-se que o engajamento das crianças em propostas investigativas permite a constituição de uma imagem mais adequada da epistemologia do conhecimento, bem como perceberem a inexistência de uma hierarquia axiológica entre as diferentes formas de saber. Entende-se que o desenvolvimento dessas habilidades é condição importante para a adoção de uma postura ética e dialógica em relação à sociedade, bem como o reconhecimento da incerteza e de sua própria incompletude.
Vinculação: PPGEnsino
Publicado quando: dezembro de 2021
Título do artigo: Ensino tecnológico da sistematização da assistência de enfermagem relacionando a teoria e prática
Autoria: Luís Felipe Pissaia, Márcia Jussara Hepp Rehfeldt e Arlete Eli Kunz da Costa
Revista científica: Reflexão e Ação
Do que trata a pesquisa científica: no estudo buscou-se avaliar as implicações promovidas pelo conjunto de atividades utilizadas para estabelecer a relação entre teoria e prática nas disciplinas de Enfermagem na Saúde do Adulto e Idoso I e II de um curso de Enfermagem. Para estabelecer esse objetivo, realizou-se uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória. Evidenciou-se que os participantes compreendem a importância de realizar a sistematização da assistência de enfermagem e o processo de enfermagem como apoio à qualificação da assistência. Dentre os resultados, destacam-se as inferências sobre a potencialidade do software Tasy para a realização da relação entre teoria e prática sobre os conteúdos apresentados.
Vinculação: PPGEnsino
Publicado quando: dezembro de 2021
Título do artigo: Análise do ambiente e desenvolvimento do ensino e aprendizagem: perspectiva e resiliência às mudanças climáticas na Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Autoria: Adriano Ineia, Priscila De Campos Velho, Thais Emilia Reder e Rodrigo Spinelli
Revista científica: EJA em Debate
Do que trata a pesquisa científica: devido ao ímpeto transformador da humanidade, as mudanças climáticas são um reflexo de magnitude planetária. Portanto, o objetivo do estudo é inserir e avaliar a educação de mudanças climáticas (EMC) na modalidade de ensino da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O trabalho analisa a aprendizagem EMC por meio de projetos que buscam soluções na realidade dos alunos dessa modalidade, que apresentam vulnerabilidade, falta de oportunidades e, muitas vezes, necessitam recomeçar seus estudos. A metodologia de pesquisa se deu na forma de um seminário distribuído durante um semestre, no qual os alunos se aprofundaram em mudanças climáticas e seus efeitos. A EMC, por meio de projetos, demonstrou ser uma excelente abordagem pedagógica no ensino desse tema complexo e relativamente novo a esse público.
Vinculação: PPGSAS
Publicado quando: dezembro de 2021
Autoria: Angelica Sulzbach, Noeli Juarez Ferla, Guilherme Liberato da Silva e Liana Johann
Revista científica: Worlds Poultry Science Journal
Do que trata a pesquisa científica: as infestações de ácaros podem ter impactos negativos na indústria avícola, especialmente nas galinhas poedeiras. O controle de ectoparasitas é fundamental para manter a biossegurança da fazenda, e a falta de controle aumenta o risco de problemas de saúde e perdas econômicas relacionados às aves. Dentre as espécies de ácaros que podem infestar aves poedeiras, Megninia ginglymura (Mégnin, 1877) foi descrita em vários países, o que significa que tem grande importância na avicultura mundial. Esta revisão tem como objetivo delinear a distribuição global de M. ginglymura, bem como os principais problemas, sintomas relacionados e métodos de controle na produção avícola. As pesquisas foram realizadas em três bancos de dados diferentes, e as palavras-chave que deveriam aparecer no título ou no resumo eram Megninia, Megninia ginglymura e pássaros. Na consulta inicial, foram identificados 45 artigos, atingindo um total de 33 publicações após os critérios de exclusão. M. ginglymura já foi relatada nos continentes americano, africano, europeu, asiático e oceânico. Problemas relacionados a essa espécie são relatados há décadas, e sua disseminação e ocorrência são identificadas em diferentes partes do mundo. Portanto, há a necessidade de divulgar e abordar os impactos da espécie e as formas de controle mundialmente utilizadas, como forma de levar informações aos locais que frequentam ou sofrerão com esse ácaro.
Vinculação: PPGSAS
Publicado quando: dezembro de 2021
Título do artigo: Percepção dos profissionais da saúde sobre o parto de cócoras
Autoria: Ana Paula Costella, Gabriela da Silva Garcia Faller e Gabriela Laste
Revista científica: Revista Eletrônica Acervo Saúde
Do que trata a pesquisa científica: o artigo objetiva analisar a percepção dos profissionais da saúde sobre o parto de cócoras. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com abordagem descritiva, exploratória, realizada em uma unidade hospitalar filantrópica, no interior do Rio Grande do Sul, Brasil. Os sujeitos participantes foram enfermeiros, técnicos de enfermagem e médicos, que participaram de entrevistas com questões norteadoras, as quais foram gravadas, transcritas e analisadas. Para obtenção de resultados, foram entrevistados 10 profissionais que atuavam no centro obstétrico. Evidenciaram-se quatro categorias, sendo elas: 1) Conhecimento dos profissionais da saúde sobre o parto de cócoras; 2) Dificuldade/facilidade na adesão do parto de cócoras; 3) Envolvimento dos profissionais de saúde na oferta e no incentivo da posição; 4) Informações e ações importantes a serem repassadas à parturiente. Na conclusão do artigo, foram demonstradas as dificuldades dos profissionais frente ao parto de cócoras, bem como seu engajamento no processo de humanização do parto. Sendo assim, o estudo contribui para a reflexão dos profissionais da saúde sobre as práticas em saúde, assim como promove o reconhecimento e a valorização da equipe de enfermagem quando falamos em adoção de conhecimentos e ações humanísticas de parturição.
Vinculação: PPGCM
Publicado quando: dezembro de 2021
Título do artigo: Gestão democrática na escola pública: desafios e possibilidades para a construção da escola inclusiva a partir da pandemia da covid-19
Autoria: Rosiane Sousa Pereira e Nilcéia Frausino da Silva Pinto
Revista científica: Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação
Do que trata a pesquisa científica: o artigo discorre sobre as práticas desenvolvidas pela gestão escolar na perspectiva da educação inclusiva em uma escola da rede pública municipal. A problemática da pesquisa é: Como são desenvolvidas as práticas administrativas e pedagógicas da gestão democrática em face à inclusão escolar de alunos com deficiência no ensino comum a partir da pandemia? Nesse viés, o objetivo da pesquisa é relatar as ações desenvolvidas pela gestão e coordenação escolar na efetivação da inclusão e participação dos alunos nos processos de ensino e de aprendizagem na escola comum a partir da pandemia. Para dialogar com a temática proposta realizou-se a abordagem teórica das políticas de inclusão escolar para alunos com deficiência, o papel do gestor e coordenação escolar e os caminhos a serem percorridos para a atuação da gestão escolar democrática e inclusiva. A metodologia desenvolvida foi a pesquisa bibliográfica/leitura de livros, e-books, lives, análise de documentos como o Projeto Político Pedagógico (PPP) e o Projeto Gestor. Constatou-se que, apesar de existirem vários documentos, entre decretos e leis federais, que garantem uma educação com qualidade e equidade para os alunos com deficiência inseridos nas escolas comuns, a gestão e a coordenação escolar ainda têm dificuldades em efetivar esse direito. Ainda que esse direito esteja destacado nas propostas do PPP e do Projeto Gestor (Democrático), sua aplicabilidade está distante da realidade, ora por falta de comprometimento dos envolvidos (professores e gestão escolar), ora por não haver uma construção coletiva do PPP que busque alternativas pedagógicas para sanar as barreiras ocasionadas pela deficiência.
Vinculação: área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Publicado quando: dezembro de 2021
Título do artigo: Flexibilidade de rotadores do ombro, presença de dor e quantidade de golpes na bola: um estudo em atacantes do voleibol feminino de base
Autoria: Ricardo Prediger Helfenstein e Rodrigo Lara Rother
Revista científica: Revista Interdisciplinar de Promoção da Saúde
Do que trata a pesquisa científica: um dos pontos-chave para atingir o alto nível no voleibol é o treinamento de alta especialização em determinadas ações de jogo. Dentre essas ações encontra-se o fundamento ataque, que é uma ação ofensiva executada após a preparação da jogada, normalmente utilizando a técnica da cortada. Ação semelhante ocorre no saque, outra ação ofensiva que vem sendo especializada. Como podem originar mais da metade dos pontos de uma equipe, o ataque e o saque recebem grande importância nos treinamentos, submetendo os atletas à realização de excessivas repetições. A preocupação com a musculatura estabilizadora da escápula e as dores de ombro em atletas que realizam movimentos repetitivos acima da cabeça é bem descrita pela literatura. Considerando a relevância desses aspectos, o estudo teve como objetivo analisar a amplitude de movimentos de ombro, a presença de dores nesse segmento e a quantidade de golpes ofensivos realizados por atacantes de uma equipe de voleibol feminino de base. A amostra foi composta por nove atletas atacantes, e as informações utilizadas foram retiradas do banco de dados da equipe. Foram utilizados os resultados das avaliações de rotadores internos e externos de ombro, informações sobre percepção de dor e dados técnicos das ações de saque e ataque/contra-ataque da primeira competição preparatória da equipe. Como resultados, não houve correlações significativas entre as variáveis analisadas, entretanto observou-se que há uma tendência de aumento no valor da percepção da dor em repouso associado ao acréscimo do total de golpes na bola. Constatou-se que são necessários novos estudos para mais conclusões. Sugere-se que um maior número de atletas seja analisado, bem como o período da coleta deve coincidir com o pico de sobrecarga do ciclo de treinamento.
Vinculação: área de Ciências da Vida
Publicado quando: dezembro de 2021
Saiba mais sobre as publicações científicas
Os periódicos científicos são espaços reservados à comunicação científica. É por meio deles que os estudos são divulgados e os conhecimentos técnicos, acadêmicos e científicos são postos à disposição da sociedade. Assim como os eventos científicos, são espaços formais de apreciação e crítica do trabalho de pesquisadores o que permite à ciência evoluir por meio da construção colaborativa do conhecimento, que só é possível se as informações científicas circularem.
As pesquisas científicas podem estar vinculadas a projetos de pesquisa, que seguem as diretrizes institucionais para produção do conhecimento científico, e aos Programas de Pós-Graduação nesses espaços, em geral, ligadas ao trabalho dos pesquisadores docentes da Univates ou ao trabalho dos mestrandos e doutorandos , ou também podem ser desenvolvidas nos cursos de graduação como requisito para obtenção dos títulos de bacharel, licenciado ou tecnólogo.