Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Ensino Fundamental e Médio, Extensão, Institucional

Estudantes de Bento Gonçalves realizam práticas nos laboratórios da Univates

Por Lucas George Wendt

Postado em 25/11/2021 08:20:59


Compartilhe

Divulgação

Estudantes do Ensino Médio do Colégio Sagrado Coração de Jesus, de Bento Gonçalves, estão realizando atividades de pesquisa na Universidade do Vale do Taquari - Univates. O projeto Hora de Liderar, promovido pela própria escola, busca aproximar os alunos de áreas do mercado profissional, como a de pesquisa. Nos encontros realizados nos laboratórios da Univates, o grupo analisa a qualidade da água da escola, de casa e do rio das Antas ou de outros pontos da Serra. 

Na Univates, os estudantes são acompanhados pela professora Lucélia Hoehne, do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) da Univates, que pesquisa a qualidade da água e desenvolve um projeto sobre micropoluentes. 

Divulgação

Recentemente oito estudantes acompanhados pelas professoras da escola Kelly Vivan e Rosângela Britto estiveram na Univates. Os alunos estão cursando o 1º, 2º e o 3º ano do Ensino Médio no Colégio Sagrado Coração de Jesus. 

A escola abre a possibilidade de os estudantes terem contato com diferentes áreas de pesquisa no projeto Hora de Liderar. No caso da Univates, um projeto de pesquisa que aborda micropoluentes é o ponto de contato dos alunos de Ensino Médio, que mobilizam conhecimentos das aulas de Química para realizar as atividades propostas pela Universidade. 

De acordo com a professora Lucélia, a ação é ótima para que os estudantes despertem o interesse pela área a partir do contato com o laboratório. “A atividade permite a interação dos alunos da escola com os da graduação. Há aprendizagem de todos os lados, dos estudantes da escola, que têm contato com práticas de laboratório e conceitos teóricos, e dos da graduação, que também são bolsistas, e que aprendem a repassar o conhecimento”, destaca a professora.

As análises observam elementos como pH da água, turbidez, cor e presença de fármacos nas amostras obtidas pelos estudantes. Ao final, a escola e a Univates desenvolvem publicações científicas em parceria, de forma que os estudantes podem experimentar ser pesquisadores juniores, além de o Colégio Sagrado Coração de Jesus participar da Feira de Ciências, evento anual que a Instituição realiza. 

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar