Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Graduação, Institucional

Univates participa pela primeira vez da Competição Brasileira de Processo Civil

Por Lucas George Wendt

Postado em 25/11/2021 08:18:16


Compartilhe

Divulgação/Univates

Promovida pelo Instituto Brasileiro de Direito Processual Civil, a 4ª Competição Brasileira de Processo teve, em 2021, a participação de 28 universidades brasileiras. Esta foi a primeira vez que a Universidade do Vale do Taquari - Univates participou da Competição, uma oportunidade que, para os estudantes, representa um marco ao longo dos estudos na área do Direito Processual Civil. 

A  Competição Brasileira de Processo Civil foi realizada em duas fases: entrega de memoriais escritos e a fase oral com os debates entre os acadêmicos participantes, ocorrida entre os meses de abril a outubro de 2021, virtualmente. A equipe do curso de Direito da Univates competiu com discentes de todo o Brasil. 

A organização da Competição apresentou um caso hipotético tratando de direito do consumidor e intolerância religiosa. Além do direito material, foram apresentadas várias questões processuais para análise e estudo. A partir desse caso, os acadêmicos prepararam e apresentaram os respectivos memoriais do recurso de apelação e as contrarrazões do recurso.   

Na fase oral, foram organizados painéis entre as universidades participantes e classificadas oito (8) para as quartas de final. A Univates não seguiu para as finais. 

Os oradores, representando a equipe da Univates, que atuaram como apelantes foram as acadêmicas Alana Gabriela dos Santos e Cindy Lautert Dutra, e os apelados, os acadêmicos Luana Mayara Erthal e Valter Luiz Oliveira da Rosa. Ainda, fizeram parte da equipe os acadêmicos: Morgana Klein, Estefani Walter e Felipe Schmitz. A equipe foi orientada pelas professoras Elenara Machado, Loredana Magalhães e Tatiele Kuntz.

Conforme a professora do curso de Direito Elenara Machado, para os discentes, participar “representa um grande desafio aos estudantes, pois precisaram se aprofundar nas questões teóricas e práticas apresentadas no caso em estudo. Com isso assumiram um protagonismo marcante na sua vida acadêmica", destaca a docente. 

Para a estudante do curso de Direito Luana Mayara Erthal, essa foi uma boa oportunidade de aliar a experiência de sala de aula com a prática. "Foi maravilhoso poder participar. A Univates estar engajada em competições como essa, na qual a gente pode mobilizar o que aprende em um contexto de prática simulada, é muito valioso, tanto por exercitar a escrita como por exercitar a defesa oral e poder trabalhar em grupo", descreve. "São nesses momentos que a gente tem oportunidades de errar e corrigir o que é necessário, aplicando os conhecimentos de sala de aula, de forma que, quando estivermos formados, erros anteriores não se repitam. Essa foi nossa primeira participação. Para uma próxima Competição, estaremos mais fortes, com certeza, exatamente como é na vida fora da academia", assegura a estudante. 

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar