Extensão

Projetos de extensão da Univates realizam ação sobre educação financeira com escoteiros em Lajeado

Por Tuane Eggers

Postado em 23/11/2021 18:24:26

A Oficina de Educação Fiscal e para o Consumo foi realizada recentemente pelos projetos de extensão Escritório do Consumidor e Educação e Cidadania Fiscal da Universidade do Vale do Taquari - Univates. O público-alvo da oficina foi o Grupo de Escoteiros Tibiquary, de Lajeado.

Com o apoio de professores, bolsistas e estudantes voluntários, a atividade também é objeto de estudo de um grupo de estudantes matriculados no componente curricular Projeto Integrador II: Escola de Prática Jurídica em Direito Ambiental, do curso de Direito da Instituição.

A partir da simulação de compra on-line em uma planilha com itens de supermercado, os participantes foram incentivados a refletir sobre questões relacionadas à tributação, ao consumo e ao consumismo, bem como seus reflexos no meio ambiente.

Nicole Morás

“Simulamos uma compra on-line, dividimos as crianças em grupos e cada grupo recebeu um certo valor para gastar no supermercado”, explica a professora Marta Luisa Piccinini, uma das coordenadoras da atividade. “A partir das compras que os escoteiros realizaram, analisamos se eles souberam definir bem o que foi comprado, se souberam priorizar os produtos necessários, seu valor nutricional e se eram essenciais ou não”.

Escritório do Consumidor

Coordenação: Marta Luisa Piccinini

Comunidade-foco: consumidores em vulnerabilidade econômica e escolas de Ensino Fundamental e Médio do Vale do Taquari.

Procura alcançar os consumidores residentes na Comarca de Lajeado, realizando atividades de conscientização e sensibilização para o consumo consciente, por meio de rodas de conversa e atendimentos individuais, auxiliando na prevenção e ajuda conciliatória sobre as demandas de consumo que porventura estejam sofrendo ou pelas quais tenham passado. Os consumidores são atendidos por alunos voluntários, previamente capacitados, mediante supervisão de professores. O projeto cumpre com uma das funções da Universidade: compartilhar o conhecimento de maneira simples com a comunidade, com vistas a minimizar as demandas sociais.

Contato: econ@univates.br

Educação e Cidadania Fiscal

Coordenação: Leila Viviane Scherer Hammes

Comunidade-foco: escolas de Ensino Fundamental e Médio, conselhos municipais, associações e entidades representativas.

Objetiva-se estimular ações nas áreas de educação e cidadania fiscal, no intuito de possibilitar a compreensão da tributação como instrumento de justiça e inclusão social e a disseminação de práticas dessa cultura por meio da vinculação das ações extensionistas ao ensino e à pesquisa.

São realizadas ações nas escolas de Ensino Fundamental e Médio e a análise dos temas correlatos no Núcleo de Estudos sobre Educação e Cidadania Fiscal e em curso de Educação e Cidadania Fiscal.

Contato: cidadaniafiscal@univates.br

Escolha uma formação