Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Extensão, Graduação

Estudantes do curso de Administração da Univates desenvolvem trabalho pioneiro para o Lions Club

Por Divulgação/Acervo pessoal

Postado em 12/11/2021 16:25:37


Compartilhe

Divulgação/Acervo pessoal



Os estudantes do curso de Administração da Universidade do Vale do Taquari - Univates desenvolveram, recentemente, propostas de ação para os Lions Clubes de Lajeado, Estrela e Teutônia. A iniciativa, conforme destacam os representantes do Lions, é inédita dentre os cerca de 46 mil clubes espalhados pelo mundo. 

Divididos em grupos, cerca de 60 estudantes da disciplina de Vivência em Gestão trabalharam com dados levantados anteriormente pelos estudantes da disciplina de Pesquisa em Administração. Também participaram os professores doutores Bernardete Bregolin Cerutti e Gabriel Machado Braido, na disciplina de Vivência em Gestão, Samuel Martim De Conto, no componente de Pesquisa em Administração.  

A assessora de Marketing e Comunicação do Lions Club, Norma Einloft, foi a responsável por articular as ações do clube com a Univates. A voluntária do Lions assegura que a entidade recebeu muito satisfeita o material que os estudantes desenvolveram. Segundo Norma, a qualidade das propostas chamou a atenção. “Estamos avaliando por onde começar a aplicar”. Para ela, os estudantes entregaram um material ao Lions que tem as características da Universidade: inovador e com muita responsabilidade. “Estamos agradecidos”, afirma. 

O Lions deve se beneficiar com as propostas dos estudantes da Univates de diversas maneiras. “Em primeiro lugar vamos estudar todas as sugestões e definir as prioridades a partir das ideias elencadas”, explica. Como a maioria dos trabalhos traçou estratégias que se relacionam com a comunicação do clube de serviço, os integrantes do Lions pretendem abordar esse componente logo no início. “Temos a intenção de evoluir nossa comunicação interna e, principalmente, a externa, divulgando com mais propriedade e regularidade as nossas atividades. Esse projeto é inovador no Lions e pioneiro - não se tem notícia de outra iniciativa desse tipo no mundo todo”. 

Divulgação/Acervo pessoal

Pesquisa em Administração

Em junho de 2019, a coordenação do curso de Administração foi procurada pelos representantes dos Lions com o objetivo de desenvolver uma pesquisa que pudesse identificar o reconhecimento e a visibilidade dos clubes nas cidades da região. 

Analisando a demanda das entidades, os docentes do curso planejaram atividades na disciplina de Pesquisa em Administração, ainda no segundo semestre de 2019. A a realização de uma pesquisa subsidiaria a proposição posterior de ações por parte dos estudantes ao Lions e a execução das ações pelos próprios clubes. 

Inicialmente representantes do Lions participaram de dinâmicas de sala apresentando e discutindo as ações realizadas nos municípios. Na sequência, em grupos, os estudantes elaboraram o anteprojeto de pesquisa e o modelo de questionário. A etapa subsequente foi uma pesquisa de campo compreendendo a aplicação dos questionários. Por fim, houve a tabulação dos resultados e a elaboração do relatório final.

Os sete grupos de alunos da disciplina de Pesquisa em Administração foram divididos conforme a proximidade de residência dos estudantes, tendo um grupo coletado opiniões no município de Teutônia, um grupo em Estrela e cinco grupos no município de Lajeado, em diferentes bairros da cidade. A pesquisa ocorreu de forma presencial em organizações, residências e em vias públicas, reunindo 1.399 respostas. 

Divulgação/Acervo pessoal

Vivência em Gestão

Na sequência das atividades, ao longo do primeiro semestre de 2021, uma vez que o projeto foi pausado em razão da pandemia de covid-19, outros estudantes se envolveram, desta vez com a proposição de ações ao Lions com o objetivo de resolver os problemas identificados pela entidade. 

Esta nova etapa do trabalho faz parte do Aula+, a nova proposta pedagógica da Universidade, implementada, no momento, nos cursos da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. 

Os 57 estudantes entregaram ao Lions 11 relatórios que apontam soluções para ampliar o reconhecimento e a visibilidade dos clubes nas cidades da região. Os relatórios foram modelados a partir de conhecimentos mobilizados pelos estudantes durante todo o processo de graduação. 

Divulgação/Acervo pessoal

Sidnei Andre Eckert Bisol

Sidnei Andre Eckert Bisol

O que diz quem participou 

O estudante lajeadense Sidnei Andre Eckert Bisol, do quinto semestre do curso de Administração de Empresas, foi um dos participantes da iniciativa. “Participar dessa atividade foi muito desafiador para mim. Para sua realização, precisei olhar pela ótica de outras pessoas os desafios e as dificuldades a serem superados na gestão de um negócio bem diferente da minha área”, diz ele, que hoje trabalha no varejo. 

“Sair do habitual e olhar o mundo ao nosso redor de uma maneira diferente pode ser difícil, mas também pode ser muito recompensador. A atividade com o Lions foi carregada de emoção. Percebi que algumas dores deles eram as mesmas que as empresas podem sentir”, destaca o estudante. “Como mais positivo neste processo destaco a clara percepção de que as empresas podem ter ganhos com o engajamento em ações sociais. Percebo que atividades desse cunho podem nos moldar como gestores mais humanos, com visão de negócio aliada com visão para o social”, explica. 

"A vivência em gestão tem o objetivo de consolidar e integrar os conhecimentos que os estudantes desenvolveram ao longo dos cursos", explica o docente Gabriel Machado Braido, coordenador do curso de Administração. "Esta disciplina foi projetada com o objetivo de colocar o estudante em contato direto com empresas e situações-problema organizacionais". 

Mesmo sendo um projeto anterior, esta perspectiva está alinhada com as bases nacionais dos projetos de curso da área de Administração, atualizadas pelo Ministério da Educação em julho de 2021. "Propõe-se que os cursos tenham uma relação forte com o mercado - justamente o que estamos propondo". Além da ação com o Lions, ao longo do componente, mais de dez rodas de conversa com outras organizações de várias partes do Brasil já foram realizadas. "O objetivo é que o estudante consiga implementar as experiências com as quais têm contato na sua própria prática profissional", complementa. 

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar

Escolha uma formação

Escolha uma formação

Graduação presencial

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Graduação à distância - EAD

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Cursos Técnicos

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Mestrados e Doutorados

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Especializações/MBA

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Cursos de Idiomas e Educação Continuada

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.