A Univates parabeniza a Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) pela pelo seu centenário, celebrado no fim de outubro. A Acil é uma das entidades protagonistas na construção do desenvolvimento econômico e da história regional, tendo se envolvido, ao longo de seus 100 anos, em temas como segurança pública, infraestrutura, meio ambiente e educação esferas de ação importantes para as sociedades inteligentes e relevantes para a Univates, para Lajeado e para o Vale do Taquari.
Relações comunitárias
As relações são tão intrínsecas que a atual diretoria da Acil, e diversas gestões anteriores, conta com a participação da Univates. A atual diretoria tem como diretora de desenvolvimento executivo a reitora da Universidade professora Evania Schneider, e como diretora de inovação e tecnologia a coordenadora administrativa do Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates), professora Simone Stülp.
A Acil tem por missão Representar, fortalecer e defender as organizações associadas e os interesses dos setores produtivos. Podemos afirmar que a Associação cumpre sua missão com muito afinco. Completar 100 anos de existência com a representatividade e importância que tem para o desenvolvimento não apenas de Lajeado, mas de todo o Vale do Taquari, é a maior prova disso. Particularmente para mim, que participo pela segunda vez da diretoria, a primeira no início do ano 2000 e segunda agora, é muito gratificante, assim como ver tantas pessoas que dedicaram e dedicam seu tempo e conhecimento de forma voluntária por acreditar numa causa, por acreditar na força do associativismo. Parabéns a todos, direção e associados, que fazem com que esta entidade se mantenha forte e atuante!, acrescenta Evania Schneider, reitora da Univates.
Durante seu primeiro século de atuação, a Acil, entidade que representa centenas de organizações da cidade, e a Univates, que tem suas bases firmadas em Lajeado, muito realizaram em conjunto. São instituições que, em diferentes oportunidades, estiveram envolvidas e irmanadas, também com outras instituições, na concretização de causas comuns e importantes para Lajeado e para o Vale do Taquari".
Esse foi o caso de lutas comuns como, por exemplo, o credenciamento da oncologia no Hospital Bruno Born; a destinação de uma área de terras do Ministério da Agricultura para a Univates no início dos anos 2000; a duplicação da BR-386 no trecho entre Estrela e Tabaí; e a transformação do Centro Universitário UNIVATES em Universidade, em 2017. Esses são apenas alguns exemplos do envolvimento dessas potentes instituições de Lajeado em incontáveis iniciativas de caráter comunitário e regional, destaca Ney Lazzari, presidente da Fundação Univates.