Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Reitores do Comung reforçam pedido ao Governo do Estado para criação de programa de concessão de bolsas

Postado as 12/11/2021 14:21:54

Por Assessoria de Imprensa do Comung

#meioporcentojá é o que pedem os reitores de 14 universidades comunitárias gaúchas em vídeo que será lançado no canal do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) no YouTube na manhã desta sexta-feira, dia 12 de novembro, às 10h. A Universidade do Vale do Taquari - Univates é uma das entidades engajadas com as discussões em torno do tema. 

As lideranças do Ensino Superior do Rio Grande do Sul buscam alertar o Governo Estadual para a necessidade da aplicação de recursos definidos em Lei (especificamente no art. 201, parágrafo 3º, da Constituição Estadual do RS) de destinar 0,5% da receita líquida de impostos próprios para a Educação Superior (pública e comunitária).

Nos últimos anos, de acordo com o balanço financeiro publicado pelo Estado, o percentual não está sendo totalmente destinado, impossibilitando o acesso de milhares de estudantes ao Ensino Superior. O valor não aplicado em 2020 totaliza R$ 69 milhões e poderia viabilizar o acesso de aproximadamente 7 mil estudantes a Instituições Comunitárias de Educação Superior (Ices).

A proposta se baseia em um modelo adotado no Estado de Santa Catarina, que reúne diferentes tipos de bolsas de estudo, pesquisa e extensão. Os reitores destacam que o Comung conta com universidades em todas as regiões do Estado e representa uma rede de educação, ciência e tecnologia de contribuição fundamental para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul.