Marjorie Kauffmann e Isa Carla Osterkamp, respectivamente presidente e chefe de gabinete da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) do RS, estão na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP26), em Glasgow, na Escócia. Marjorie é mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) e Isa Carla é doutora pelo mesmo programa da Universidade do Vale do Taquari - Univates.
A comitiva gaúcha chegou no evento na última quinta, 4. O evento acontece até sexta-feira, 12. Ao longo da quinta-feira (4), em conjunto com o governador Eduardo Leite e os secretários Artur Lemos Júnior (Casa Civil) e Luiz Henrique Viana (Meio Ambiente e Infraestrutura), elas circularam pelos diversos pavilhões do evento, acompanharam palestras e participaram de reuniões com lideranças políticas, ambientalistas e investidores.
Cerca de 40 mil pessoas participarão do evento. Durante a COP 26, o RS se comprometeu em reduzir pela metade as emissões até 2030.
O clima pertence a todos
O time da Fepam segue na COP26 até o dia 10 de novembro acompanhando as discussões e realizando reuniões e acordos necessários para que o Rio Grande do Sul continue evoluindo no enfrentamento das questões climáticas. Para Isa Carla, participar do evento está sendo uma grande experiência. É a minha primeira COP e a experiência de ver a maior parte dos países unidos em busca de um mesmo objetivo, engajados, a partir das suas realidades econômicas, para reverter o aquecimento do planeta é algo muito importante.
Isa Carla teve a oportunidade de conhecer um pavilhão no qual os países estão demonstrando o que estão realizando para tentar mitigar o aquecimento do planeta. É como se fosse uma feira e é muito interessante ver o que cada um está construindo na tentativa de proteger o seu espaço e evitar emissões de gases do efeito estufa na atmofera, relata. O clima pertence a todos.
Dentre as atividades nas quais pôde participar, a doutora chama a atenção para uma palestra com o ex-presidente dos Estados Univates, Barack Obama. Poder ouvir e ver o relato a partir da realidade do ex-presidente de um país desenvolvido com histórico intenso de emissões de gases é relevante para ampliar a compressão sobre o momento atual. No discurso dele, Obama argumentou que temos que trabalhar todos juntos, não apenas uma nação ou um continente.
Isa Carla é graduada - bacharel e licenciada - em Biologia pela Univates. A graduação me trouxe muita bagagem na docência no Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Agora, atuando no Governo do Estado, posso perceber que tanto o mestrado no PPGAD quanto o doutorado no Programa, na área das Ciências Ambientais, agregaram muito para minha percepção prática das relações entre o desenvolvimento e a preservação do ambiente.
Isa Carla observa que a COP 26 tem abordado os aspectos sociais do aquecimento global. Estou vendo na prática tudo o que vi no Programa. As questões sociais e ambientais associadas ao desenvolvimento têm total relação com o PPGAD - que é um programa que aborda as questões atuais, explica. Como o Barack Obama bem falou na palestra dele, lembra ela, precisamos levar nossas vidas, mas precisamos pensar nas pessoas que não estão nas mesmas condições que nós.