Uma nova pesquisa realizada e publicada em uma parceria entre a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Universidade do Vale do Taquari - Univates, em parceria com outras instituições do Brasil e da Alemanha, recentemente conquistou projeção nacional e internacional. O estudo foi publicado na revista científica Polar Research no último dia 20.
A pesquisa inédita sobre a ocorrência de incêndios na Antártica há 75 milhões de anos tem, entre o grupo de 11 pesquisadores que integram a iniciativa, o professor doutor André Jasper, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) da Univates. Jasper pesquisa paleobotânica, paleoambientes e paleoincêndios. O estudo foi liderado pela pesquisadora doutora Flaviana Jorge de Lima, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que atua com parcerias com o PPGAD. Também integra a pesquisa o diretor do Museu Nacional, o paleontólogo doutor Alexander Kellner.
O material que permitiu a descoberta foi coletado no continente gelado numa expedição entre 2015 e 2016 e está armazenado no Museu de Ciências da Univates. Logo que publicada, a pesquisa despertou o interesse nacional e internacional.
Desde o dia 20 de outubro vem sendo repercutida. No Brasil, o estudo foi ao ar no Jornal Hoje, da TV Globo, ainda no dia 20. Também teve publicações em veículos de comunicação especializados na cobertura de ciência, como a Ciência Hoje, a Superinteressante, a Revista Galileu e o Canaltech. Além desses, foi publicado no Estadão, Folha de São Paulo, SBT, Band News, Portal Terra, Portal MSN Notícias, Portal R7, Portal UOL Notícias, Época Negócios, Isto É Dinheiro e Agência Brasil e Radioagência Nacional.
Fora do Brasil, o estudo recebeu destaque na National Geographic Russia, no DailyMail, do Reino Unido; no Navbharat Times, da India; no Independent Türkçe, da Turquia; na Al Jazeera, do Oriente Médio; no Washington Post e, ontem, novamente no The New York Times - estes dois últimos, dos Estados Unidos. A pesquisa também repercutiu na China, na Coreia, na Hungria e na Polônia e em diversos outros locais. Portais especializados como Science Alert e o Live Science também noticiaram o fato.
Também integram a iniciativa o Museu Nacional/UFRJ, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Centro Paleontológico da Universidade do Contestado (Cenpaleo), Universidade Regional do Cariri (Urca) e Senckenberg Forschungsinstitut und Naturmuseum Frankfurt (Alemanha).