O Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) está realizando, nesta semana, a 2ª edição do Comung Conversa: Seminário de Práticas Docentes. O evento se estendeu de 3 a 5 de novembro, virtualmente. A atividade é organizada pelas Universidades: Unilasalle, Univates, Unisc, UCS, URCAMP, UPF, PUCRS e URI.
O Comung Conversa tem como objetivo discutir o legado das experiências de ensino realizadas pelos professores das 14 Instituições de Ensino Superior (IES) que integram a entidade, vislumbrando as implicações desses aprendizados profissionais para as formas de ensinar e aprender.
A Universidade do Vale do Taquari - Univates esteve representada na programação do evento com 11 relatos de experiência, do total de 24 relatos selecionados para apresentação. Os docentes de diferentes cursos da Instituição compartilharam suas experiências na Univates ao longo da pandemia de Covid-19 com os participantes do evento.
Experiências compartilhadas no dia 3
Subprojeto educação física/letras da residência pedagógica Univates: relato de uma experiência interdisciplinar -
Apresentação: SILVANE FENSTERSEIFER ISSE
Autoria: Silvane Fensterseifer Isse, Rosiene Almeida Souza Haetinger
Docência compartilhada no Ensino Superior: experiências e desafios em tempos de pandemia
Apresentação: MARISTELA JUCHUM
Autoria: Maristela Juchum, Fabiane Olegário, Alessandra Brod
Gincana virtual sobre conteúdos de físico-química
Apresentação: LUCÉLIA HOEHNE
Autoria: Lucélia Hoehne e Eduardo Miranda Ethur
Experiências compartilhadas no dia 4
Projeto Marias: fazeres extensionistas em tempos de pandemia
Apresentação e autoria: SILVANE FENSTERSEIFER ISSE
O inédito e o inesperado: acadêmicos dos cursos de licenciatura a distância nos programas pibid e residência pedagógica em tempos de pandemia
Apresentação: SÉRGIO NUNES LOPES
Autoria: Sérgio Nunes Lopes, Cristiane Antonia Hauschild Johann, Cláudia Inês Horn
Integrando ciências básicas e aplicadas em cursos de Engenharia: o desenvolvimento de Estudos Independentes individualizados como estratégia de hibridização
Apresentação e autoria: SÔNIA ELISA MARCHI GONZATTI
Práticas de avaliação em física e cálculo no contexto do ensino remoto não presencial em cursos de engenharia
Apresentação: SÔNIA ELISA MARCHI GONZATTI
Autoria: Sônia Elisa Marchi Gonzatti, Ieda Maria Giongo, Márcia Jussara Hepp Rehfeldt, Marli Teresinha Quartieri
A (re)invenção do planejamento docente: educação a distância versus a virtualização das aulas, em época de pandemia
Apresentação: JANE HERBER
Autoria: Jane Herber, Ricson Rocha de Souza
Estágio interdisciplinar no ensino fundamental do curso de letras: um relato sobre docência compartilhada em tempos de aulas virtualizadas
Apresentação: MARINE LAÍSA MATTE
Autoria: Garine Andrea Keller, Marine Laísa Matte, Maristela Juchum
Trânsitos entre a arte, a escola e a cidade: uma experiência extensionista em meio à pandemia
Apresentação: FABIANE OLEGÁRIO
Autoria: Fabiane Olegário, Maristela Juchum
Relato de uma mulher-máquina: entre a presencialidade e o digital no Ensino Superior
Autoria e apresentação: SUZANA FELDENS SCHWERTNER