Quem já estava com saudade de circular pela Universidade do Vale do Taquari - Univates e prestigiar as exposições de arte em suas mais diversas formas de manifestação artística pode comemorar, pois essa espera acabou. O dia 4 de novembro marca a retomada das exposições de artes plásticas na Univates. A abertura será com a mostra de fotografias em comemoração dos 130 anos de Lajeado, que fica disponível até o dia 22 de novembro, nos halls dos Prédios 7 e 8 da Instituição.
Além da exposição que conta a história do município, no dia 4 de novembro a Univates também divulga a abertura do edital para a inscrição de novos artistas interessados em expor na Universidade em 2022. O edital pode ser consultado no site da Univates, devendo as inscrições ser feitas no link https://www.univates.br/eventos/, na agenda de eventos da Instituição.
Para estarem aptos a participar do edital, os artistas devem apresentar portfólio, cinco fotografias em alta resolução das obras a serem expostas, currículo artístico (formação e exposições realizadas), release sobre a temática da mostra e um título para a exposição, além de preencher a ficha de inscrição.
Os artistas podem exibir seus trabalhos em um dos quatro Espaços Arte disponíveis na Universidade: nos Prédios 7, 8 e 11 e no Centro Cultural. Podem ser submetidos trabalhos nas seguintes modalidades artísticas: pintura, desenho, gravura, escultura, cerâmica, arte têxtil, fotografia, objeto e instalação artística, sendo considerados ainda os desdobramentos que esses meios venham a tomar.
Todas as exposições são gratuitas e podem ser conferidas nos Espaços Arte da Univates, de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, sem fechar ao meio-dia, e aos sábados, das 8h às 12h.
Para mais informações, entre em contato pelo e-mail cultura@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5946.
Exposição em comemoração dos 130 anos de Lajeado
Pessoas da comunidade e empresas participam da exposição com fotos de arquivos pessoais para contar a história de Lajeado. Imagens do Arquivo Histórico Municipal também foram selecionadas para compor a mostra fotográfica. As imagens foram garimpadas, digitalizadas e restauradas para serem representadas com outro olhar.
Além das fotos, foram produzidos vídeos com relatos de pessoas da comunidade sobre curiosidades e histórias por trás de cada registro. Em razão disso, a orientação para quem for prestigiar a mostra é levar um fone de ouvido e celular para a visualização dos vídeos, que poderão ser acessados por meio de QR Code.