A reitora e a vice-reitora da Universidade do Vale do Taquari - Univates, as professoras Evania Schneider e Fernanda Storck Pinheiro, estão, desde terça-feira, 26, em São Paulo. Elas acompanham, em conjunto com profissionais de Instituições de Ensino Superior de todo o Brasil, a programação do 23º Fnesp, o maior fórum de Ensino Superior do País. A programação do evento se estende até a sexta, 29.
O Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp) é entidade que representa mantenedoras de ensino superior do Brasil. O tema do Fnesp deste ano é Educação além da crise: Por que as IES não vão fechar?. Pela primeira vez, Fórum está sendo realizado de forma híbrida, com transmissão on-line para todo o país.
Para a reitora da Univates, participar dessa discussão que o Fnesp propõe sobre a educação além da crise é uma oportunidade para a Univates. Serão três dias olhando para o futuro. Precisamos ser disruptivos e, ao mesmo tempo, preservar a essência da formação. Precisamos entender e potencializar a utilização das tecnologias para atender as necessidades individuais e coletivas, argumenta.
A presidente do Semesp, Lúcia Teixeira, falou presencialmente, nesta quarta (27), na abertura do evento. A abertura do 23° Fnesp contou também com fala da presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Maria Helena Guimarães, que reforçou a importância da contribuição da educação superior privada para o país, já que o setor detém cerca de 75% das matrículas do Brasil. O Ministro da Educação, Milton Ribeiro, também esteve presente na abertura.