Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Ensino Fundamental e Médio, Institucional

Univates esteve representada em Brasília em esforço para pagamento de bolsas de licenciatura

Por Lucas George Wendt e CCS/Capes

Postado em 27/10/2021 10:16:46


Compartilhe

Divulgação


Na última sexta-feira, 22, a coordenadora institucional do Programa de Residência Pedagógica da Universidade do Vale do Taquari - Univates, Cristiane Antonia Hauschild Johann, esteve em Brasília, no Distrito Federal, engajada no esforço nacional para o pagamento de bolsas de licenciatura a estudantes de todo o Brasil. 

Naiara Demarco/CCS Capes

Cristiane faz parte da diretoria do Fórum Nacional de Coordenadores Institucionais dos Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação à Docência e de Residência Pedagógica (Forpibid-RP) e esteve em Brasília com Nilson Cardoso, presidente do Forpibid-RP. Cerca de 70 mil bolsas estão em atraso desde o início de outubro.  

Os dois tiveram agenda com a presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Dra. Cláudia Queda de Toledo. O esforço das entidades é para que seja votado e liberado no Congresso Nacional um projeto de lei que destina R$ 43 milhões para a concessão dos auxílios para a Educação Básica da Capes, dentre eles, os programas Pibid e Residência Pedagógica. 

“Os encontros em Brasília foram muito bons”, destaca Cristiane. “Nossa ida foi importante. Encontramo-nos com parlamentares e com a presidência da Capes e estamos na expectativa da aprovação do Projeto de Lei Nacional (PLN) nº 17/21, que vai recompor o valor da rubrica que garante o pagamento das bolsas do Pibid e da RP”, explica a docente. “Conversamos com a Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização, do Congresso Nacional, por meio da assessoria do relator, e com a presidente da Comissão. Após a aprovação no Congresso Nacional, o PLN precisa ser aprovado pelo Presidente da República e, aí, sim, o pagamento será realizado”, detalha a professora. 

Uma carta entregue aos parlamentares conclama “aos membros da Comissão Mista do Orçamento, bem como a todo o plenário do Congresso Nacional, a se manifestarem pela imediata inserção nas pautas da CMO e do CN, além de declararem apoio a essa reivindicação, pois milhares de bolsistas necessitam e dependem dessa bolsa para garantir a sua permanência nos estudos”, destaca o documento. A matéria será votada nesta quarta-feira, 27 de outubro.  

Participação da Univates 

Cristiane observa que a Univates tem se inserido nas discussões nacionais em torno de temas das políticas públicas relacionadas à formação de professores. “Estamos envolvidos em diversos movimentos e constantemente buscando alternativas para promover a formação e a qualificação dos futuros profissionais. Programas como o Pibid e a RP também qualificam a Educação Básica do Brasil - o desenho pedagógico desses programas é o grande diferencial, juntamente com a escola básica como coformadora”, complementa a professora. 

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar