Os professores doutores Luciana Turatti, Rogério Schuck, Sandro Frohlich e Marcelo Leandro dos Santos, da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CHSA) da Universidade do Vale do Taquari - Univates, organizaram recentemente uma obra que apresenta textos sobre justiça, sociedade e direitos humanos. Os professores também são pesquisadores vinculados aos Programas de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD), em Ensino (PPGEnsino) e em Sistemas Ambientais Sustentáveis (PPGSAS) da Universidade.
O livro foi editado pela Editora Univates e está disponível gratuitamente no formato digital. A obra pode ser acessada aqui. São 12 textos de 16 autores que contribuem para ampliar o debate sobre justiça, sociedade e direitos humanos.
Os autores, por meio da obra e da seleção de textos, defendem que o conceito dos Direitos Humanos seja preservado. Falar em Direitos Humanos, no início da segunda década do século 21, deveria ser uma discussão já superada. A humanidade insiste em permanecer subjugada a amarras que impossibilitam a chegada à maioridade, descrevem na apresentação do livro.
Para os pesquisadores, deveria ser redundante reiterar que o fato de alguém nascer humano já lhe confere o estatuto de proteção, extensivo a todo e qualquer indivíduo - que envolve direitos básicos e se estende à possibilidade de realização da liberdade nos mais diversos espaços.
Mas urge que se tenha coragem e se ouse tratar a temática com o devido cuidado e profundidade que ela merece. Nesse cenário é que a presente obra se propõe a adentrar pelas trilhas abertas pela modernidade, trazendo, junto ao direito, um horizonte de compreensão que possibilite ampliar o olhar sobre o contexto atual dos Direitos Humanos, complementam os organizadores nos parágrafos iniciais da publicação.