A Universidade do Vale do Taquari - Univates, por meio das Assessorias Pedagógicas Externas (APE), realizou uma formação de professores para o município de Nova Bréscia no último fim de semana. Novos encontros estão previstos para acontecer ainda em 2021.
Uma oficina de formação abordando a metalinguagem foi desenvolvida pela professora doutora Grasiela Kieling Bublitz com professoras da Educação Infantil e Anos Iniciais do município. A partir da oficina os profissionais puderam identificar possibilidades de trabalho com os estudantes relacionando a linguagem a jogos e desafios linguísticos.
Uma das participantes foi a professora de educação infantil Michele Schmitz Cardoso, que atua como diretora da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Criança Feliz.
Enquanto diretora, posso contribuir e cooperar proporcionando momentos e condições para que as professoras que atuam em sala de aula coloquem em prática as propostas e sugestões apresentadas, diz referindo-se ao conteúdo discutido na oficina pela professora Grasiela Bublitz.
Durante o encontro, eu conseguia me visualizar atuando e orientando meus alunos, pois o conteúdo apresentado para nós tinha muita significância, aplicabilidade e relevância, destaca Michele.
Segundo Michele, os desafios profissionais das equipes da Educação estão constantemente mudando. As crianças são diferentes e a forma como nos apresentamos a elas passam pelas nossas aprendizagens. Um professor deve buscar sempre algo a mais. Afinal, o professor é um eterno aprendiz, conclui.