Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Cultura, Extensão

Intervenções artísticas do 2º Arte na Cidade estão sendo executadas em Lajeado

Por Redação da Prefeitura de Lajeado

Postado em 18/10/2021 14:46:22


Compartilhe

Mais espaços urbanos de Lajeado começaram a ser embelezados por meio do Concurso 2º Arte na Cidade, realizado pela Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), em parceria com o Sesc Lajeado e com a Universidade do Vale do Taquari - Univates, por meio do Núcleo de Cultura e do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (Semeia EMAU). 

Com o tema  “Celebrando os 130 anos de Lajeado'', os trabalhos iniciaram no Muro do Presídio Estadual de Lajeado, no bairro Florestal, que está recebendo uma intervenção artística proposta pelo artista Samuel Hergesell. Outra intervenção, no bairro Montanha, iniciou no sábado, 16 de outubro.

Além do muro do Presídio Estadual e do Ginásio da Associação de Moradores do bairro Montanha, outros projetos artísticos de intervenção urbana escolhidos serão realizados nos seguintes espaços: Ginásio SAMB, no bairro Jardim do Cedro; no Muro da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Nova Viena, no bairro Olarias, e no Centro Esportivo Municipal Mário Lampert, no bairro São Cristóvão. 

A arte no muro do Presídio, que ganhou cores e um novo significado, está quase finalizada. O trabalho proposto por Samuel remete ao tema de cidades inteligentes. “Eu participei do 1º Arte na Cidade. Foi o meu primeiro trabalho em espaço público. Eu fiquei muito feliz de ter participado e não poderia deixar de me envolver nesta segunda vez. Quando pensei na proposta, a intenção foi proporcionar mais vida para esse ambiente aqui. As pessoas que passam por aqui já interagem bastante”, revela Hergesell. 

Além das intervenções principais, cada artista ou equipe vencedora irá executar obras em outros dois espaços de intervenção artística de menor dimensão, situados no mesmo bairro. No caso de Samuel, ele escolheu realizar a segunda intervenção na sala de aula e de oração do Presídio, e também envolverá pessoas privadas de liberdade em oficinas de pintura de arte urbana. 

O 2º Concurso Arte na Cidade conta com o apoio de Tintas Nobre, que forneceu as tintas para a execução das artes. Os selecionados receberam R$ 10 mil para a execução da intervenção nos espaços principais e secundários. 

Confira os vencedores e os locais que receberão intervenção:

Local 1: Muro Presídio Estadual de Lajeado - Florestal

Proposta vencedora: Samuel Hergessel (sem título)

Local 2: Ginásio SAMB - Jardim do Cedro

Proposta vencedora: Alessandro Cenci e Romulo Renan Moura (sem título) 

Local 3: Associação de Moradores do Bairro Montanha

Proposta vencedora: Bruna Karolina Schuster Becker (título do projeto: Futuro Sustentável)

Local 4: Muro EMEF Nova Viena - Olarias

Proposta vencedora: Lucas Cristiano Baldissera e Maiara Cristina Leonhardt (título do projeto: Origens)

Local 5: Centro Esportivo Municipal Mário Lampert - São Cristóvão

Proposta vencedora: Ivana Lazzaron Pereira (título do projeto: Cidade Joia)

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar