Institucional

Laboratório Unianálises, focado na indústria de alimentos, será inaugurado nesta sexta em Nova Mutum (MT)

Por Elise Bozzetto

Postado em 06/10/2021 06:16:16

Divulgação

O Unianálises será inaugurado no município de Nova Mutum (240 quilômetros de Cuiabá) no dia 08 de outubro, no Parque Tecnológico da cidade. O laboratório de prestação de serviços é ligado à Fundação Univates, mantenedora da Universidade do Vale do Taquari - Univates, que também chega a Mato Grosso com a oferta de cursos presenciais e de Educação a Distância (EAD).

Em Mato Grosso, o Unianálises terá como foco principal o atendimento às indústrias produtoras de alimentos. Exatamente por isso, Nova Mutum foi a escolhida. A cidade está na Região Norte do Estado e, juntamente com os municípios de Sorriso, Sinop e Lucas do Rio Verde, é destaque mundial na produção de grãos.

O Unianálises prevê a geração de 96 empregos diretos e terá condições de absorver 100 mil amostras ao ano. A previsão é que em cinco anos o faturamento do laboratório chegue a R$ 23 milhões.

Além de atender a indústria de alimentos, o Unianálises trabalhará com análises de potabilidade de água e efluentes, além de Serviços de Inspeção Municipal, Estadual e Federal.

Investimento - A obra para construção do laboratório de pesquisas teve um investimento de R$ 12,6 milhões e compreende uma área de 2.824,63 metros quadrados. Os recursos são oriundos de um financiamento público contratado pela Prefeitura, autorizado pela Câmara de Vereadores na Caixa Econômica Federal. Em contrapartida, a Univates fez um investimento de cerca de R$ 6 milhões em equipamentos mais os custos mensais de manutenção.

O Laboratório – Em 2021, o Unianálises chega aos seus 28 anos de fundação. Um braço importante da Fundação Univates, ele oferece análises em alimentos, leites, água, efluentes, rações e componentes, swabs e exposição ambiental.

O laboratório também atende às necessidades da cadeia produtiva de alimentos, dos prestadores de serviços de inspeção de produção de alimentos e da comunidade em geral. Atua com grandes laboratórios nas áreas de microbiologia, físico-química, leite e nutrição animal, e pharma. Atualmente atende mais de 1.600 clientes ativos com 600 mil amostras analisadas por ano.

Elise Bozzetto

A Matriz Unianálises em Lajeado, no Rio Grande do Sul, é acreditada pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (CGCRE), de acordo com a ABNT NBR ISO/IEC 17025, sob o número CRL 0754. Os laboratórios de Físico-Química, Microbiologia e Qualidade do Leite são credenciados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), sendo competentes para ensaiar amostras oriundas do controle oficial e programas específicos desse ministério. Os mesmos encaminhamentos serão realizados na filial do Unianálises em Nova Mutum.

O Unianálises também tem cadastro na Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler (Fepam) do Estado do Rio Grande do Sul, aplicável para serviços de ensaios e amostragem oferecidos em matrizes ambientais.

Mais informações – Para saber mais sobre o Unianálises e a Univates, acesse: https://www.univates.br/unianalises/

Escolha uma formação

Graduação presencial