Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Comitiva do Comung se encontra com o ministro da Educação e solicita apoio na implementação de programa de financiamento estudantil

Postado as 05/10/2021 09:30:39

Por Imprensa do Comung

Uma comitiva do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), liderada pelo presidente da entidade e reitor da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Evaldo Antonio Kuiava, esteve reunida na tarde deste domingo, dia 3 de outubro, com o Ministro da Educação, Milton Ribeiro. O encontro ocorreu no Gabinete do Prefeito de Gramado, Nestor Tissot. A Universidade do Vale do Taquari - Univates esteve representada pela vice-reitora e pró-reitora de Ensino, professora Fernanda Storck Pinheiro, e pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Carlos Candido da Silva Cyrne.

Divulgação

 

Na reunião, os reitores do Comung solicitaram apoio financeiro para a implementação de uma política de financiamento estudantil e compra de vagas em caráter emergencial nas Instituições de Ensino Superior Comunitárias, além da modificação da resolução 66/2021, referente à formação de professores. Os reitores alertaram o chefe da pasta da Educação sobre a necessidade do programa para democratizar acesso ao ensino superior e para a saúde financeira das Instituições de Ensino Superior. 

O pedido busca amparar a difícil situação financeira em que se encontram os estudantes gaúchos que, impossibilitados de fazerem uma graduação, comprometem a saúde econômica das universidades associadas ao Comung, afetadas pela crise econômica causada pela pandemia do coronavírus (Covid-19).

No encontro, o reitor Evaldo Antonio Kuiava destacou que o Comung congrega 14 Instituições Gaúchas de Ensino Superior que representam importantes contribuições para formação profissional e desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil. Atualmente, a entidade conta, por meio de suas Universidades, com mais de 160 mil estudantes. 

Divulgação

Após o apelo dos reitores, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, solicitou mais detalhes sobre a proposta do Comung. E recebeu dos integrantes da Comitiva o compromisso de que, até sexta-feira, dia 8 de outubro, o projeto completo sobre a viabilidade da compra de vagas remanescentes nas Instituições de Ensino Superior pelo governo federal será encaminhado ao Ministério.

O encontro com os reitores gaúchos foi intermediado pelo deputado federal Jerônimo Goergen. O ministro da Educação está no RS para o evento “Melhorias na Educação: atendimento aos prefeitos do Rio Grande do Sul”, que reúne mais de 300 prefeitos gaúchos em Gramado. A iniciativa é da Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs). 

Além do presidente do Comung, reitor Evaldo Antonio Kuiava, e dos representantes da Univates, integraram a comitiva a reitora Lia Maria Herzer Quintana, da URCAMP, a reitora Cátia Maria Nehring, da UNIJUÍ, o Vice-Reitor de Administração da UNIJUÍ, Dieter Rugard Siedenberg, o reitor Arnaldo Nogaro, da URI, a reitora Carmen Lúcia de Lima Helfer, da UNISC. 

Logo ods