Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Ciências Humanas, Cultura

Univates lança documentário abordando retrospectiva histórica dos povos negros e indígenas no Vale do Taquari

Por Redação Univates

Postado em 17/09/2021 11:37:00


Compartilhe

No início do ano, a Universidade do Vale do Taquari - Univates foi contemplada em um edital da Fundação Marcopolo e da Secretaria Estadual da Cultura (Sedac) do Rio Grande do Sul por meio da Lei Aldir Blanc para a realização de um audiovisual. Na noite da última quarta-feira, 15, o material foi lançado ao público por meio de uma projeção nas paredes externas do Centro Cultural Univates. Veja aqui o documentário na íntegra.

As comunidades quilombolas Unidos de Lajeado, e Vovô Theobaldo, de Arroio do Meio, e a comunidade indígena Foxá participam da iniciativa. O objetivo do documentário é registrar e difundir as contribuições desses grupos para a formação dos municípios e reforçar que sua história é antiga e ininterrupta na região.

O evento teve como objetivo tornar público para toda a comunidade do Vale do Taquari o resgate histórico regional de povos indígenas e negros e disponibilizar no Youtube do Teatro Univates a produção audiovisual. O curta-metragem foi gravado em Lajeado e em Arroio do Meio.

O documentário, intitulado “Retrospectiva Histórica dos Povos Negros e Indígenas do Vale do Taquari”, conta com o envolvimento de três setores da Univates para sua produção: o setor de Cultura e Eventos, na administração e gestão da produção; os historiadores do Centro de Memória, Documentação e Pesquisa (CMDPU/MCN) e do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD), responsáveis pela pesquisa histórica e pelos mapeamentos das comunidades indígenas e quilombolas da região; e a TV Univates, responsável pela roteirização, gravação e edição do filme. 

Saiba mais 

O projeto surge da necessidade de ampliar o conhecimento da população regional sobre os antecedentes do Vale do Taquari e as contribuições de grupos colocados às margens da história. As comunidades negras e indígenas contribuem para a formação da região, mesmo que, por muito tempo, tenham sido invisibilizadas pelo relato histórico tradicional dos movimentos étnicos relacionados ao Vale do Taquari - que privilegia os grupos europeus chegados entre os séculos 18 e 20. Da mesma forma que os imigrantes alemães, italianos e portugueses, a trajetória das populações negras e indígenas desempenha papel significativo para o desenvolvimento regional em aspectos político, econômico, cultural e social. 

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar