O trabalho científico de um pesquisador é contínuo, ou seja, suas descobertas, quando observadas na totalidade, permitem compreender o conjunto do seu trabalho. É desta forma que a ciência avança: aos poucos, com cada trabalho funcionando como a peça de um quebra-cabeça que completa um cenário de pesquisa. E que pode abrir margem para mais perguntas.
Na Universidade do Vale do Taquari - Univates, diferentes equipes trabalham produzindo conhecimento científico. Entre pesquisadores e estudantes bolsistas de iniciação científica, de mestrado e de doutorado , são cerca de 500 pessoas diretamente envolvidas buscando na ciência as respostas para a solução de problemas coletivos e de inquietações de pesquisa individuais.
Todos os dias as equipes de pesquisa da Univates divulgam seus achados em publicações periódicas científicas nacionais e internacionais. Semanalmente os artigos científicos mais recentes serão destacados no site da Instituição.
Confira o que a Univates publicou de 14 a 22 de agosto de 2021.
Autores: Italo Gabriel Neide, Maria Madalena Dullius, Marli Teresinha Quartieri, Andréia Spessatto De Maman, Ana Paula Krein Muller e Geovana Luiza Kliemann
Revista científica: Revista Insignare Scientia
Do que trata a pesquisa científica: no trabalho é apresentado de forma geral o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE) da Univates. Após a exposição da área de concentração e das linhas de pesquisa, são apresentados os quatro macroprojetos que constituem os quatro grupos de pesquisa do PPGECE e sua descrição. Em seguida, é dada ênfase a um grupo específico, o Tecnologias no Ensino e Atividades Experimentais: possibilidades para potencializar os processos de ensino e de aprendizagem nas Ciências Exatas, apresentando seus aportes teóricos e as metodologias de pesquisa e de ensino utilizadas. Para compreender com propriedade como esse grupo realiza a construção do conhecimento científico, apresentam-se de forma sintética três teses de doutorado que foram desenvolvidas pelo grupo. Ao final, são apresentados quantitativos gerais do grupo e seu possível impacto na sociedade.
Vinculação: PPGECE
Publicado quando: agosto de 2021
Título do artigo: Método de evaluación del pensamiento computacional y alfabetización en código / Método de avaliação de pensamento computacional e alfabetização em código
Autores: Walkiria Helena Cordenonzi e José Claudio Del Pino
Revista científica: Praxis & Saber
Do que trata a pesquisa científica: o artigo apresenta um método de avaliação do pensamento computacional para indivíduos adultos. Por meio do estudo de caso e da análise qualitativa dos resultados, verificou-se que 25% dos participantes alcançaram o status de alfabetizados em códigos e 12,5%, de pensador computacional desconectado.
Vinculação: PPGECE
Publicado quando: agosto de 2021
Título do artigo: Influência das cultivares de videiras (Vitis vinifera L.) e do sistema de condução sobre a acarofauna
Autores: Rita T. L. da Silva, Amália L. W. Berté, Gabriel L. Bizarro, Angelica Sulzbach, Vinicius L. da Silva, Noeli J. Ferla, Guilherme L. da Silva e Liana Johann
Revista científica: Entomological Communications
Do que trata a pesquisa científica: o Sul do Brasil é o maior produtor de uvas, porém essa produção é afetada pelo clima e por herbívoros como os fitófagos ácaros. O objetivo do trabalho foi associar a fauna de ácaros aos porta-enxertos das cultivares nos municípios de Bento Gonçalves e Garibaldi, no Estado do Rio Grande do Sul, Brasil.
Vinculação: Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec)
Publicado quando: agosto de 2021
Autores: Deise Schossler de Souza, Amanda Ianael Barth, Amália Luisa Winter Berté, Gabriel Lima Bizarro, Daiane Heidrich, Guilherme Liberato da Silva, Liana Johann e Mônica Jachetti Maciel
Revista científica: Experimental and Applied Acarology
Do que trata a pesquisa científica: Tetranychus urticae Koch e Polyphagotarsonemus latus Banks são espécies de ácaros consideradas capazes de atingir níveis de praga, danificando uma variedade de culturas agrícolas. O bioma Pampa é caracterizado pela alta biodiversidade, que abriga principalmente a diversidade microbiana, o que evidencia seu potencial para o desenvolvimento de microrganismos que podem fornecer controle biológico de artrópodes. Portanto, o estudo confirma a viabilidade de alguns desses fungos como agentes de controle biológico de ácaros, o que implica na importância de novos prospectos com outras espécies de fungos, considerando a riqueza de recursos do bioma Pampa, ou mesmo a necessidade de testes em concentrações mais elevadas.
Vinculação: Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas (PPGCM), Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais Sustentáveis (PPGSAS) e Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec)
Publicado quando: agosto de 2021
Autores: Fernanda Cristina Wiebusch Sindelar, Júlia Elisabete Barden e Simone Stülp
Revista científica: Brazilian Journal of Environmental Sciences
Do que trata a pesquisa científica: a cadeia produtiva de gemas e joias tem sido uma importante fonte de renda e geração de empregos em diversas regiões do Brasil. No entanto, às vezes, suas atividades não foram desenvolvidas em um contexto ambientalmente correto e sustentável. Nesse sentido, o artigo busca investigar indicadores e propor um quadro de indicadores para avaliar e monitorar as condições de sustentabilidade das empresas que processam gemas.
Vinculação: Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD)
Publicado quando: agosto de 2021
Autores: Roger Kist, Luis Fernando Saraiva Macedo Timmers e Rafael Andrade Caceres
Revista científica: Molecular Simulation
Do que trata a pesquisa científica: a quinase denominada Alvo Mecanístico da Rapamicina (mTOR) pertence a uma complexa rede de vias responsável por muitos mecanismos fisiológicos, respostas a múltiplos fatores, sendo geralmente desregulada em vários tipos de doenças. Estudos in vitro apoiam a ideia de que a ligação letal de mamíferos com a subunidade da proteína SEC13 8 (mLst8) em mTOR é necessária para iniciar o processo de fosfotransferência da quinase. Assim, a subunidade mLst8 é importante para a regulação do complexo mTOR, mas sua função, especialmente no sítio catalítico, precisa ser definida. Além disso, a contribuição de mLst8 para o desenvolvimento e controle de patologias, particularmente aquelas em que as vias mTOR parecem desreguladas, permanece sem solução ou com poucos dados disponíveis e pode ser um passo importante para desenvolver novas estratégias evitando a superexpressão dessa via. No estudo, empregou-se a simulação de dinâmica molecular de granulação grossa para analisar o comportamento do sítio catalítico mTOR quando a subunidade mLst8 está associada ou não, fornecendo informações sobre a importância da interação mTOR-mLst8 para o mecanismo de quinase.
Vinculação: PPGBiotec
Publicado quando: agosto de 2021
Autores: Daniela Stefani, Marcos Aurélio Dahlem Júnior, Edson Luiz Francisquetti, Fernando da Silva dos Reis, Cleide Borsoi, Betina Hansen e André Luis Catto
Revista científica: Journal of Composite Materials
Do que trata a pesquisa científica: o objetivo do trabalho foi avaliar a influência do uso de agente de acoplamento (AC) nas propriedades de compósitos termoplásticos produzidos a partir de polipropileno pós-consumo (rPP) e fibras de bagaço de malte (MB) da indústria cervejeira.
Vinculação: área de Ciências Exatas e Tecnológicas (CEE)
Publicado quando: agosto de 2021
Saiba mais sobre as publicações científicas
Os periódicos científicos são espaços reservados à comunicação científica. É por meio deles que os estudos são divulgados e os conhecimentos técnicos, acadêmicos e científicos são postos à disposição da sociedade. Assim como os eventos científicos, são espaços formais de apreciação e crítica do trabalho de pesquisadores o que permite à ciência evoluir por meio da construção colaborativa do conhecimento, que só é possível se as informações científicas circularem.
As pesquisas científicas podem estar vinculadas a projetos de pesquisa, que seguem as diretrizes institucionais para produção do conhecimento científico, e aos Programas de Pós-Graduação nesses espaços, em geral, ligadas ao trabalho dos pesquisadores docentes da Univates ou ao trabalho dos mestrandos e doutorandos , ou também podem ser desenvolvidas nos cursos de graduação como requisito para obtenção dos títulos de bacharel, licenciado ou tecnólogo.