Nesta semana a Universidade do Vale do Taquari - Univates está realizando o CRIE Smart Cities. A terça-feira compreende as atividades do segundo dia do evento, que iniciaram com a palestra do espanhol Josep Miquel Piqué, um dos idealizadores do movimento 22@Barcelona, e também colaborador de outras iniciativas em torno das cidades inteligentes ao redor do mundo.
Distrito de Inovação 22@ em Barcelona
O presidente da Fundação Univates, mantenedora da Universidade, professor Ney José Lazzari foi o mediador da atividade. Piqué apresentou os fundamentos teóricos das cidades inteligentes. Como podemos criar cidades inteligentes?, questionou ele, logo no início.
Para o pesquisador, a resposta reside em envolver no processo todos os agentes relacionados ao desenvolvimento. Estamos vivendo uma onda tecnológica que está transformando tudo ao nosso redor. Tudo vai ser digitalizável no futuro, declara ele, inclusive as cidades. O mais importante neste cenário novo serão os smart citizens, os cidadãos inteligentes.
Segundo Piqué, a economia global vai mudar de industrial para uma economia do conhecimento. Como se desenvolve a economia do conhecimento? Com ciência e tecnologia. A Universidade é central neste processo, assim como os demais membros da quádrupla hélice. Todos precisam compreender seu papel.
Na sequência o palestrante apresentou o case do movimento 22@Barcelona, que transformou a cidade espanhola por meio da requalificação de um distrito industrial de cerca de duzentos hectares no bairro Poblenou, transformando-o numa área de inovação baseada no conhecimento. A cidade é a plataforma da economia do conhecimento. O 22@ é uma mensagem de que não importa o quão grande uma cidade é, o que importa é o quão articulada ela é.
Saiba mais sobre Piqué
Josep Miquel Piqué é engenheiro de telecomunicações pela La Salle e UPC e tem MBA pela ESADE, da Espanha. Também tem diplomas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), da Universidade da Califórnia-Berkeley e da Universitat Ramon Llull. É presidente da La Salle Technova Barcelona, da Associação Internacional de Parques Científicos e Áreas de Inovação (IASP), da Rede Catalã de Parques Ciência (XPCAT) e vice-presidente da Rede Espanhola de Parques Ciência (APTE).
A programação do CRIE Smart Cities segue até a sexta-feira, dia 27. As inscrições para participar ainda podem ser feitas em https://www.univates.br/criesmartcities.
A cidade como espaço da educação
A primeira atividade da noite da terça-feira, 24, teve a mediação das professoras doutoras Kári Lucia Forneck e Angélica Vier Munhoz e foi realizada pelo arquiteto e urbanista Ciro Pirondi, que trabalha com a perspectiva de cidades mais humanas, colaborativas e solidárias.
O profissional é um dos cofundadores da Escola da Cidade em São Paulo, associação dedicada à formação de arquitetos e urbanistas capazes de criticar e transformar a realidade e contribuir para a melhoria das condições de vida da população. Além disso, também é um dos desenvolvedores da Fábrica-Escola de Humanidades João Filgueiras Lima, escola de Ensino Médio Técnico Integrado, criada a partir da experiência da Escola da Cidade, sua mantenedora.
A cidade é o lugar onde a humanidade se movimenta e, nesse sentido, é o lugar da educação. A cidade inteligente só é possível se a gente conseguir equacionar situações de desingualdade. Perondi destaca que o mundo contemporâneo espera das instituições a quebra de paradigmas. A cidade inteligente tem na transformação pela educação o seu alicerce.
Pirondi defende que a dimensão da existência seja o compartilhamento, não a competição, como ele percebe as relações que imperam nas sociedades atuais. A educação é o caminho essencial para isso. Se quisermos mudar nossas cidades precisamos começar pela educação.
Uma cidade inteligente é uma cidade que promove a felicidade, resume Pirondi. Quando falamos de cidade inteligente precisamos fazer cidades mais generosas para todos. A desigualdade não é inteligente. Uma cidade construída na lógica do automóvel e do transporte individual, não do pedestre, também não é inteligente. Eu estou otimista de que superaremos todos esses problemas por meio da ação, finaliza ele.
Mostra Aula+
Os estudantes da aŕea de Economia Criativa que estiveram matriculados no componente curricular Estúdio de Criação, do Aula+, apresentaram seis projetos desenvolvidos ao longo da disciplina. O Estúdio de Criação tem docência compartilhada e propõe que os estudantes pensem em projetos para a comunidade, nesta edição com projetos relacionados às cidades. O professor Rodrigo Brod foi o responsável por apresentar a atividade.
Redescobrir
Adriano Saraiva Lampert
Laura Thomas Horn
Rotacor
Luísa Born
Júlia Batista do Amaral
Confira as atividades da terça-feira, dia 24
14h - Oficina - Como colocar seu negócio no mapa?
14h - Palestra - Knowledge Cities on Smart Cities: The Case of 22@Barcelona
16h - Painel - Carta Brasileira para cidades inteligentes: diretrizes para municípios
17h30min - Painel - Smart Cities: oportunidades na área da alimentação
19h - Painel - Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais: Importância para a Inovação
19h - Palestra - A cidade como espaço da educação
19h - Painel - Cidades Saudáveis: a experiência de Curitiba
19h - Oficina - Renderização com Lumion
20h30min - Painel - Sebrae e o programa Startup RS
20h30min - Painel - Sustentabilidade na Agenda Organizacional: o case da Danone
21h - Mostra - Aula+ Estúdio de Criação
Confira as atividades da quarta-feira, dia 25
25/08/2021 - 10h às 12h
Painel - A Saúde das Cidades Inteligentes: Tecnologia, integração e humanização
Eixo temático: Governança
Debate sobre a correlação e importância da tecnologia, humanização e integração de dados e ações que impactam no ecossistema. Representantes do Hospital Bruno Born, Vibee Unimed, Solis Tecnologia e Pro_Move Lajeado irão promover os cases e debates.
25/08/2021 - 14h às 16h
Painel - Mobilidados: dados e indicadores para nortear políticas públicas
Eixo temático: Mobilidade Urbana
Representante do Institute for Transportation and Development Policy (ITDP) apresenta a plataforma de dados para monitoramento e avaliação de políticas públicas de mobilidade urbana.
25/08/2021 - 18h às 19h
Painel - Ações de que resultam em cidades Inteligentes - Cases Vale do Taquari
Eixo temático: Governança
O Escritório de Relações com o Mercado (ERM) apresenta casos de aplicação das metodologias para a transformação das cidades em locais melhores para se viver.
25/08/2021 - 19h às 20h
Painel - Uma smart city no Brasil: o case de Juazeiro do Norte/CE
Eixo temático: Governança
Uma conversa sobre como o case da cidade de Juazeiro do Norte, no Ceará, vem se tornando referência no mundo quando o assunto é cidades inteligentes.
25/08/2021 - 19h às 20h30min
Painel - Urbanismo e Saúde
Eixo temático: Qualidade de Vida
Conferência que relaciona o urbanismo e as questões da saúde.
25/08/2021 - 19h às 21h
Roda de conversa - Como o cicloturismo pode fomentar o turismo de uma região?
Eixo temático: Mobilidade Urbana
Debate sobre como o cicloturismo pode fomentar a economia e preparar a região para esse nicho.
25/08/2021 - 19h às 21h
Painel - Acessibilidade para cidades mais inclusivas e democráticas
Eixo temático: Mobilidade Urbana
Relatos da experiência de pessoas com mobilidade reduzida e seu dia a dia nas cidades.
25/08/2021 - 20h às 21h
Palestra - Lajeado: Uma cidade em Movimento!
Eixo temático: Governança
Os caminhos dos movimentos que vem transformando a cidade, os objetivos e caminhos do Pro_Move Lajeado e Pacto pela PAZ, os resultados alcançados e o que podemos esperar do futuro da cidade.
25/08/2021 - 21h às 22h30min
A mobilidade urbana no Vale do Taquari
Eixo temático: Mobilidade Urbana
Como realizar o planejamento da mobilidade urbana entre municípios? Vamos buscar respostas para os desafios intermunicipais decorrentes da crescente integração, com representantes das cidades de Lajeado, Estrela e Bom Retiro do Sul.
25/08/2021 - 21h às 22h30min
Painel - Moedas digitais e as novas relações financeiras
Eixo temático: Transformação Tecnológica
Uma conversa sobre como as moedas digitais estão inovando as relações financeiras.
25/08/2021 - 21h às 22h30min
Painel - Cidade que educa e transforma
Eixo temático: Educação
Palestra que aborda os precedentes históricos, conceitos e movimentos que caracterizam as cidades educadoras e o pensamento pedagógico brasileiro.