Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Institucional

Prefeitura de Garibaldi e Univates firmam parceria para implantar projeto de Laboratório de Alfabetização no contraturno escolar

Por Assessoria de Imprensa de Garibaldi e Redação Univates

Postado em 19/08/2021 09:08:37


Compartilhe

Crianças em todo o País sentiram o impacto da pandemia na aprendizagem. Mesmo com a manutenção das aulas no formato on-line no período mais crítico da pandemia de covid-19, muitos alunos apresentaram dificuldades na alfabetização, especialmente nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nas áreas de leitura e escrita. Em Garibaldi, a Secretaria Municipal de Educação encontrou uma forma de auxiliar 143 estudantes, do 1º ao 4º ano da rede municipal

A Secretaria de Educação de Garibaldi e a Universidade do Vale do Taquari - Univates firmaram parceria para oferecer à comunidade escolar um Laboratório de Alfabetização gratuito no turno inverso ao da escola, no formato de Laboratório de Aprendizagem, aos estudantes de 6 a 10 anos, que serão atendidos de setembro a dezembro, com duas aulas de reforço por semana, nas dependências da Escola Estadual Santo Antônio. Um ato oficial entre as instituições celebrando a parceria está previsto para o dia 1º de setembro.

Marina Teles



Cada encontro terá duração de 1 hora e 45 minutos, com foco nas carências específicas de cada criança ocasionadas pelo processo de adaptação da aprendizagem ao contexto da pandemia. O modelo adotado será o do projeto de extensão Alfab&Letrar, criado pela Univates. Serão realizadas atividades didático-pedagógicas com experiências lúdicas, que promovem a alfabetização e o letramento. 

Na foto: Prefeito Alex Carniel, secretária de Educação, Beatriz Arregui Sopelsa, coordenadores pedagógicos, Jonathan Kegler e Adriana Splajt, e coordenadora do Polo da Univates em Carlos Barbosa, Adriana Maccalli. 

“No retorno presencial, identificamos crianças que mal conseguiam escrever o próprio nome. Para desempenhar nosso papel de promover o desenvolvimento educacional, buscamos auxílios capacitados e encontramos esse projeto. Acreditamos no sucesso da iniciativa, a partir do envolvimento de toda a comunidade escolar, principalmente das famílias e dos docentes”, explica a secretária de Educação de Garibaldi, Beatriz Arregui Sopelsa.

Para o prefeito do município, Alex Carniel, esta é uma forma de atender a uma demanda prioritária dos anos iniciais do Ensino Fundamental, que é o estímulo à habilidade de ler e escrever. “A pandemia afetou significativamente a alfabetização, pois sem a presença física do professor as crianças e suas famílias sentiram muitas dificuldades. Atentos a isso, viabilizamos o convênio por acreditar que é um modelo já consolidado e com resultados comprovados. Esperamos que essa solução inovadora incentive outras prefeituras a seguirem o mesmo caminho”, salienta o chefe do executivo municipal.

Próximos passos

A parceria pode ser ampliada, futuramente, para todo o Ensino Fundamental. O foco é qualificar cada vez mais o processo educacional da rede, elevando o desempenho do município no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). 

Seleção de professores e monitores

A Univates realiza nesta sexta-feira, dia 20 de agosto, das 10h às 16h, por ordem de chegada, a seleção de professores e monitores para atuarem no projeto. Mais informações podem ser obtidas com a Assessoria Pedagógica Externa, pelo telefone (51) 3714-7059 ou pelo e-mail ape@univates.br. 

Para atuar como professor é necessário:

* ter formação em Pedagogia ou Letras;

* ter experiência nos anos iniciais do Ensino Fundamental;

* não ter vínculo empregatício com a Prefeitura de Garibaldi;

* ter disponibilidade de tempo para participar da formação e ministrar as aulas;

* no dia da seleção, apresentar os comprovantes dos requisitos.

Para atuar como monitor (16 horas semanais) é necessário:

* ser acadêmico de licenciatura com matrícula ativa;

* ser aluno do Curso Normal com matrícula ativa;

* não ter vínculo empregatício com a Prefeitura de Garibaldi;

* residir no município ou em cidades próximas;

* ter disponibilidade de tempo para participar da formação e acompanhar as aulas;

* no dia da seleção, apresentar os comprovantes dos requisitos.

O Alfab&Letrar 

O projeto Alfab&Letrar tem como objetivo desenvolver atividades didático-pedagógicas, por meio de experiências lúdicas, para a promoção da alfabetização e do letramento de crianças do primeiro ano do Ensino Fundamental e de turmas de alfabetização da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Além disso, busca promover oportunidades de formação teórico-prática a acadêmicos, diplomados e voluntários envolvidos nas ações oferecidas às comunidades contempladas com esse projeto.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar