Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Meio Ambiente, Pesquisa, Vale do Taquari

Bacia Hidrográfica do Harmonia receberá estudo de sustentabilidade

Por Redação Univates, com informações da Assessoria da CIC-VT

Postado em 04/08/2021 14:10:07


Compartilhe

Divulgação/CIC-VT

Entidades como Certel, Universidade do Vale do Taquari - Univates e Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas estão iniciando um estudo para desenvolver um projeto de sustentabilidade para a Microbacia Hidrográfica do Arroio Harmonia. Em reunião virtual realizada em 21 de julho, o grupo debateu sobre as possibilidades de pesquisas que serão desenvolvidas para esse fim.

O propósito do estudo é promover a sustentabilidade dessa microbacia, pertencente à Bacia Taquari-Antas. Ela abrange um território de aproximadamente 17 quilômetros quadrados, desde as imediações da Lagoa da Harmonia, em Linha Harmonia, Teutônia, até a primeira ponte na estrada da Várzea, sobre o arroio Harmonia, entre os bairros Teutônia e Languiru.

As três entidades pretendem ampliar o conhecimento das comunidades sobre a situação hidrográfica da microbacia, estimulando também a conscientização, principalmente dos jovens, sobre a importância do cuidado com os recursos hídricos e o meio ambiente como um todo. A temática está sendo abordada desde o início deste semestre na disciplina Sustentabilidade e Desenvolvimento, ministrada pelo professor doutor André Jasper, contemplando diversos cursos da Univates.

Segundo o diretor de geração e comercialização de energia da Certel, Julio Cesar Salecker, que também é vice-presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas e presidente do Fórum Gaúcho de Comitês de Bacias, é muito importante promover a discussão sobre as condições hídricas. “A Microbacia do Harmonia tem a sua importância, tendo em vista o histórico da Lagoa da Harmonia e do próprio arroio Harmonia, que acaba desembocando no arroio Schmidt e, em sequência, no arroio Boa Vista, que, por fim, deságua no rio Taquari. Conscientizar a sociedade sobre como é possível preservar os recursos hídricos é de suma importância”, avalia.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar