Com o semestre 2021A perto de ser finalizado e a possibilidade de aulas presenciais serem realizadas desde o início de maio, o movimento de estudantes da Universidade do Vale do Taquari - Univates no campus tem aumentado. A partir disso, novas perspectivas se abrem para centenas de graduandos que estão começando seus estudos.
É o caso de Camily Marasca, de 17 anos. A estudante de Westfália, que está finalizando o primeiro semestre do curso de Pedagogia, relata que foi muito boa a experiência de se ver pela primeira vez no campus como estudante. Foi uma mistura de ansiedade, nervosismo, alegria e medo de me perder no campus. Mas é uma experiência incrível, sentar nas classes e me sentir uma universitária da Universidade do Vale do Taquari é algo inexplicável, conta.
Para a estudante, a Brinquedoteca é um dos espaços da Univates que mais a instiga. Um lugar muito rico para obter conhecimentos e vivências, repleto de oportunidades para minha vida acadêmica. Esse local já tem um lugar especial no meu coração, descreve.
Camily declara que a estrutura da Univates contribui para melhorar os estudos. Cada detalhe é muito bem planejado. Confesso que as pinturas nos prédios são algo que me fascina, ainda mais sendo acadêmica da Pedagogia e ver Paulo Freire pintado na fachada do Prédio 1.
Do curso de Engenharia de Produção, o estudante lajeadense Odin Purper, 18 anos, está no primeiro semestre. Ele avalia a aula que teve no campus como uma das melhores do semestre e destaca como atrativos da Univates a excelente estrutura, ampla e com diversos recursos tecnológicos que facilitam o aprendizado. O que mais chama a atenção do estudante é a organização e a limpeza de um local com tamanha dimensão.
Miguel Passini Hoppen é de Arroio do Meio. O acadêmico de Design também esteve recentemente no campus para suas primeiras aulas presenciais. Eu gostei muito. A coisa mais positiva é ter contato direto com os professores, com certeza.
O estudante revela estar impressionado com a organização, a limpeza dos espaços e a segurança que a Instituição busca proporcionar àqueles que estão no campus. Há todo um cuidado em ter álcool em gel disponível, salas grandes e espaçosas para acomodar os estudantes e poder ficar todo mundo distante, todo mundo usando máscara. Isso também é muito importante, sabe? Eu me sinto seguro, garante o Miguel.
O campus da Univates é lindo. Eu estive com uma amiga, e a gente ficava admirado com tudo, sabe? Quando vimos a Biblioteca, foi incrível! Nós entramos na sala e, uau, pensamos: A gente está numa sala de aula de uma universidade! Logo chegaram os professores, e a gente ficou, caraca, os professores... Toda essa experiência é muito boa, relata o estudante.
Também estudante de Design, Isabela Meinertz Renner tem 20 anos e é de Estrela. Para ela, a possibilidade de utilizar a estrutura para as atividades práticas dos componentes curriculares nos quais está matriculada é boa. Gosto de que no momento as aulas práticas estão sendo presenciais e as aulas somente teóricas, on-line. Por conta do deslocamento acho ótimo.
Isabela também descreve que a participação dos colegas na aula, no contexto presencial, é mais efetiva. Nas aulas práticas ou nas quais temos trabalho a comunicação entre alunos e professores é mais tranquila e todos participam mais. Por estar iniciando o curso e ter tido as primeiras experiências na estrutura física da Universidade, a estudante revela que contou com a ajuda dos colegas para se localizar. O campus da Univates é muito bem estruturado.
Jossuele Ebone dos Santos, de Lajeado, cursa Engenharia Mecânica. É o primeiro semestre dela na Instituição. A estudante destaca o acolhimento como um aspecto muito positivo da presença e circulação de pessoas no campus. O calor de estar em um campus universitário e poder ver a diversidade de atividades disponíveis para todos, diz. A Univates é muito organizada e atrativa, finaliza.
Como são as atividades?
Na Univates, as atividades de biossegurança e os cuidados relativos à prevenção contra o coronavírus são coordenados pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE) da Univates, sempre observando o que está definido nos protocolos oficiais.
As atividades presenciais acontecem em espaços que garantam a distância de, pelo menos, 1,5 m entre as pessoas. Ficam vedadas atividades coletivas que envolvam contato físico.
Ao chegar ao campus, a medição da temperatura está sendo feita nas recepções dos prédios. A Univates disponibiliza álcool em gel em todos os corredores e espaços de uso comum para higienização das mãos. Locais de trânsito e de uso coletivo são higienizados com frequência pela equipe responsável.
Matrículas estão abertas
A Univates está com inscrições abertas para 29 cursos de graduação presenciais e 17 na modalidade a distância (EAD). Os candidatos podem se inscrever gratuitamente no vestibular, que está sendo realizado de forma on-line, em www.univates.br/vestibular. Para participar, o candidato seleciona a modalidade e o polo, quando for curso EAD, e preenche um formulário com seus dados. Ao finalizar a inscrição, é enviado e-mail com uma senha para acessar o ambiente virtual de prova em univates.br/startunivates. A prova pode ser realizada a qualquer momento e tem duração de até duas horas a partir do momento do sorteio do tema da redação.
A correção das provas acontece em até 48 horas, e o resultado é enviado para o e-mail do candidato, que, se aprovado, pode realizar sua matrícula de forma on-line em univates.br/startunivates.