Na Universidade do Vale do Taquari - Univates, as iniciativas que envolvem o planejamento de carreira e abordam o tema com os estudantes durante a realização dos cursos de graduação, pós-graduação e técnicos serão intensificadas ao longo dos próximos meses. Além disso, em breve também serão realizadas atividades voltadas aos diplomados.
Uma das ações inovadoras da Instituição acaba de ser lançada: é a Trilha de Carreiras, disponibilizada a todos os estudantes da Universidade por meio da Plataforma de Carreira. Para os estudantes que ingressam no novo formato de graduação da Univates, o Aula+, a Trilha de Carreiras já está inserida nas grades curriculares dos cursos. O objetivo é auxiliar no desenvolvimento profissional dos estudantes e também dos diplomados. O projeto procura englobar todos os estudantes e diplomados da Instituição, independentemente do curso, estágio do estudo ou de quando concluíram a formação na Univates.
Ao acessar a Plataforma de Carreira da Univates, as atividades da Trilha estão disponíveis para que os interessados possam realizá-las de forma virtual, conforme sua disponibilidade de tempo. Ao cumprirem todas as etapas da Trilha planejada, além de se desenvolverem profissionalmente e começarem a sua estratégia de crescimento profissional, o estudante e o diplomado que concluírem as atividades recebem uma certificação validada pela Univates.
Conforme a coordenadora da Central de Carreiras, psicóloga Janaína Schneider, a Trilha é ampla. As atividades consistem em ações de identificação do perfil profissional, oferta de orientação de carreira, análise de currículo, preparação para entrevista, mentoria, entre outras que consideramos fundamentais para que o estudante tenha uma jornada assertiva de desenvolvimento de habilidades que vão além da formação técnica, explica.
O objetivo do trabalho é possibilitar que os estudantes da Univates possam se destacar no mercado de trabalho. A Trilha promove reflexão e análise sobre as soft skills, habilidades comportamentais e socioemocionais que o mercado de trabalho tem buscado mais intensamente. É uma provocação para que o estudante e o diplomado compreendam que, dentro do conceito de lifelong learning, a graduação não é o fim, é apenas o começo da jornada, informa Janaína.
A expectativa é contribuir para o aumento dos índices de empregabilidade dos estudantes, ou seja, melhorar as possibilidades de inserção profissional. Também espera-se ofertar candidatos mais qualificados para o mercado, tornando a Univates uma referência em captação de talentos para as empresas da região do Vale do Taquari.
Como a Trilha está estruturada
A Trilha de Carreiras está estruturada em etapas com diferentes atividades. Algumas são fundamentais e outras, opcionais de acordo com os objetivos do estudante ou diplomado. Basicamente, as etapas são:
- perfil profissional com aplicação do Profiler;
- orientação profissional;
- elaboração do currículo e perfil;
- busca de oportunidades;
- preparação para entrevista;
- mentoria;
- avaliação.
Em caso de dúvidas, a equipe da Central de Carreiras da Univates está disponível por meio do e-mail carreiras@univates.br.