O Educação para Todos é constituído por três eixos: escolarização, capacitação profissional e desenvolvimento humano. O município subsidiará de 50% a 100% dos cursos, além do material de apoio e dos recursos humanos necessários para as aulas, bem como local com estrutura e equipamentos. Por meio do Programa, a comunidade receberá ajuda do governo municipal para qualificação em diferentes frentes. A expectativa é que o Educação para Todos sirva como suporte para que a população de Santa Clara do Sul tenha oportunidades de crescer e desenvolver-se economicamente.
Também participam da iniciativa a Faculdade LaSalle, o Fênix Vestibulares, o Instituto Mix, o Sesi, o Senac e a Cooperativa Sicredi. É possível se inscrever no site da Prefeitura de Santa Clara do Sul, no portal Educação para Todos, ou pelo telefone (51) 3782-2275. As aulas iniciam no segundo semestre de 2021. Mais informações estão disponíveis no site do projeto, clicando aqui.
Os cursos oferecidos na primeira etapa do programa são resultado de uma pesquisa realizada com a comunidade local, que pôde indicar quais são as áreas de interesse. A partir de um planejamento semestral, novos cursos serão ministrados no futuro, dialogando com as necessidades da população de Santa Clara do Sul. Os cursos são destinados a estudantes de ensino fundamental e médio, assim como universitários; empresários, micro empresários, funcionários e colaboradores locais; pessoas desempregadas ou mesmo fora do mercado de trabalho em busca de opções de renda e de inclusão; aposentados e idosos.
O evento contou com a presença de diversas autoridades, entre elas vice-prefeito, Fabiano Immich, o secretário Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Juventude, Mauro Heinen, o promotor Sérgio Diefenbach, a coordenadora da 3ª Coordenadoria Regional de Educação (3ª CRE), professora Cássia Cristina Procat Benini, o prefeito de Santa Clara do Sul, Paulo Cezar Kohlrausch, a presidente da Câmara de Vereadores, Helena Lúcia Herrmann.
A Univates esteve representada pela reitora, professora Evania Schneider, e pela gerente do Escritório de Relações com o Mercado (ERM), Cristiani Reimers. A secretária estadual de Educação, Raquel Teixeira, virtualmente, saudou a iniciativa por meio de uma mensagem gravada.
Participação da Univates
A Instituição coloca à disposição profissionais qualificados para a atuação como ministrantes dos cursos. A atuação da Universidade se dará nos eixos Profissionalização e Educação comportamental, inicialmente por meio de quatro cursos.
Para a reitora da Universidade do Vale do Taquari, professora Evania Schneider, a iniciativa é um importante movimento de Santa Clara do Sul em torno da educação e a Univates tem o compromisso de auxiliar a prefeitura a promover o desenvolvimento local alicerçado no ensino, na capacitação e na instrumentalização profissional da população.
Os cursos que a prefeitura oferece para o segundo semestre de 2021 estão organizados em três Eixos.
Eixo Escolarização
EJA ensino fundamental a distância
Inglês nível básico
Inglês nível intermediário
Pré-vestibular intensivo
Enem para alunos
Enem para professores
Oficina de redação Enem
Oficina de redação Ufrgs
Aulão de linguagens
Aulão de biologia
Aulão de química
Aulão de física
Aulão de matemática
Atualidade e geopolítica
Como funciona a prova da Ufrgs
Eixo profissionalização
Confeitaria
Eletricista residencial
Corte e costura básico
Corte e costura avançado
Redes sociais para negócios
Qualificando o atendimento
Alto desempenho em vendas
Eixo educação comportamental
Desenvolvimento de líderes
Comunicação oral
Educação financeira