Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Pesquisa, Pós-graduação

Trabalhos sobre diferentes interfaces do Ensino somam mais de 40 teses e dissertações em PPG da Univates

Por Lucas George Wendt

Postado em 27/05/2021 14:50:12


Compartilhe

Em 2020 foram apresentados 120 trabalhos de pós-graduação na Universidade do Vale do Taquari - Univates. São 80 dissertações e 40 teses. O PPGEnsino teve, em seu âmbito, 41 trabalhos apresentados. 

Grande parte do conhecimento científico produzido pela Instituição nasce, se desenvolve e é transferido para a sociedade por meio das pesquisas realizadas durante as dissertações e as teses dos mestrandos e doutorandos. Desses trabalhos surgem novos conhecimentos, soluções tecnológicas que podem ser transferidas à sociedade, produtos científicos e ideias inovadoras. 

As bancas nas quais os trabalhos são defendidos são o momento em que o mestrando ou doutorando, diante de professores doutores, defende seu trabalho para obter a titulação. Ao compartilhar seu trabalho e, consequentemente, o conhecimento novo que gerou, o pesquisador está comunicando a ciência para seus pares e fazendo o saber científico circular - um dos pilares que sustentam a produção científica. 

Ana Paula Vieira Labres

Confira as dissertações e teses de 2020 no PPGEnsino

Dissertações 

Maria Danielle Lobato Paes

As contribuições do Programa de Residência Pedagógica na formação docente de licenciandos de uma faculdade privada no Oeste do Pará

Dra. Eniz Conceição Oliveira (orientadora)

Dra. Jane Herber (coorientadora)

Camila de Bortoli Rossatto Riedlinger

Projeto Integrador em tempos fluídos: uma proposta pedagógica para um curso de Direito

Dra. Ieda Maria Giongo (orientadora)

Jakeline Campos

Abordagem STEM: o desafio do seu planejamento e implementação na Educação Profissional de Nível Médio

Dra. Susana Paula Graça Carreira (orientadora)

Elizene Aparecida Rodrigues da Luz

O ensino na classe hospitalar: práticas pedagógicas no Hospital da Criança Santo Antônio em Boa Vista (Roraima)

Dra. Suzana Feldens Schwertner (orientadora)

Lígia Vieira da Silva Cavalcante

Formação continuada de professores no Ensino Superior privado: tensionamentos e possibilidades contemporâneas

Dra. Suzana Feldens Schwertner (orientadora)

Artur Fernandes de Paiva Neto

Ensino para deficientes visuais mediante a utilização de um guia de saúde oral

Dr. Rogério José Schuck (crientador)

Paula Conceição Gonçalves Serra Azul

Contribuições do ensino da Geriatria para a prática médica

Dra. Marli Teresinha Quartieri (orientadora)

Karine Campos Ribeiro

Ampliação e ressignificação do ensino técnico da Língua Inglesa por meio da plataforma Moodle

Dra. Márcia Jussara Hepp Rehfeldt (orientadora)

Dra. Kári Lúcia Forneck (coorientadora)

Luisa Souza van der Laan

Projeto Integrador como prática interdisciplinar: estudo de caso do curso Técnico de Eventos subsequente de Conceição do Araguaia/PA

Dr. Rogério José Schuck (orientador)

Izidorio Paz Fernandes Neto

Percepções sobre gênero em uma escola pública do interior do Tocantins

Dra. Morgana Domênica Hattge (orientadora)

Letícia Beatriz Birck Lima

O movimento na Educação Infantil: olhares sobre a prática pedagógica de uma professora

Dra. Jacqueline Silva da Silva (orientadora)

Geilson de Arruda Reis

Aprendizagem em Educação Ambiental no contexto escolar: a compreensão de estudantes do Ensino Fundamental

Dra. Suzana Feldens Schwertner (orientadora)

Maria Estela Santos Nascimento

Ensino, pesquisa e extensão em uma proposta de desenho curricular para a graduação em Enfermagem

Dra. Kári Lúcia Forneck

Andreia Cristina Pontarolo Lidoino

A prática de ensino desenvolvida em uma escola ciclada: vivências de uma professora que faz uso da escuta sensível para ensinar

Dra. Jaqueline Silva da Silva (orientadora)

Cleiton Antonio de Oliveira

Hábitos esportivos dos egressos do curso de Educação Física licenciatura do UNIAGES: um olhar sobre a formação da prática de ensino

Dra. Suzana Feldens Schwertner (orientadora)

Hozana Ferreira Dias

As estratégias de ensino utilizadas pelos professores do Centro Universitário AGES com os alunos ingressantes

Dra. Jacqueline Silva da Silva (orientadora)

Wesley Gonçalves do Nascimento

A Educação Financeira na Educação de Jovens e Adultos: vivências do Instituto Federal de Goiás (IFG)

Dra. Andreia A. G. Strohschoen (orientadora)

Adelmária Ione dos Santos

As contribuições das estratégias de ensino para a educação das relações étnico-raciais na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab)

Dra. Jacqueline Silva da Silva (orientadora)

Mirelton Souza Santos

Semeando ideias empreendedoras no Polígono da Seca: um estudo sobre as repercussões do ensino desenvolvido na UNIAGES

Dra. Silvana Neumann Martins (orientadora)

Alex Nery Morais

Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no processo de ensino do curso de Letras da Universidade Estadual do Amapá (UEAP)

Dr. Rogério José Schuck (orientador)

Jordana Reckziegel

Sobre a Educação Musical: o amor e o amadorismo do professor de Educação Infantil

Dra. Jacqueline Silva da Silva (orientadora)

Adna Gorette Ferreira Andrade

Práticas pedagógicas e ações reflexivas: um estudo de caso de uma bacharel em Fisioterapia

Dra. Jacqueline Silva da Silva (orientadora)

Erni Soares de Azevedo Junior

O ensino da Arte Luta Capoeira no contexto escolar - desafios e possibilidades

Dra. Angélica Vier Munhoz (orientadora)

Viviana Gomes

Ensino da argumentação: um estudo de caso

Dra. Suzana Feldens Schwertner (orientadora)

Thereza Denise Luna Parente Brasileiro

Ensino ressocializador: potencializando atitudes empreendedoras nos alunos do Fundamental

Dra. Jacqueline Silva da Silva (orientadora)

Carlíria Lima Fumeiro

O ensino de Literatura possibilitando o estímulo da autonomia, criatividade e reflexão nos alunos do Ensino Médio Integrado

Dra. Silvana Neumann Martins (orientadora)

Dra. Grasiela Kieling Bublitz (coorientadora)

Ronne Clayton de Castro Gonçalves

As práticas pedagógicas do professor bacharel no Ensino Superior

Dra. Nélia Maria Pontes Amado (orientadora)

Nayara da Silva Queiroz

“Fiz esta toada pra ti, Maranhão”: um estudo sobre o uso de toadas de Bumba Meu Boi para o ensino da Língua Portuguesa

Dra. Eniz Conceição Oliveira (orientadora)

Dra. Kári Lúcia Forneck (coorientadora)

Cláudia Patrícia Nunes Almeida 

Uma reflexão sobre o currículo ao rufar dos tambores do multiculturalismo presente no ciclo do Marabaixo

Dra. Miriam Ines Marchi (orientadora)

Dr. Marcelo Máximo Purificação (coorientador)

Tuane Eggers

Teses

Valdemir José Máximo Omena da Silva

Ensino do empreendedorismo e aprendizagem colaborativa: uma proposta pedagógica para o desenvolvimento do letramento empreendedor

Dra. Silvana Neumann Martins (orientadora)

Dra. Kári Lúcia Forneck (coorientadora)

Claudionor de Oliveira Pastana

A utilização do app Geogebra no processo de aprendizagem significativa para ensinar os conceitos de funções quadráticas no Ensino Médio

Dr. Marco Antonio Moreira (orientador)

Mariângela Costa Schneider

Protagonismo empreendedor: uma forma singular de ensinar

Dra. Silvana Neumann Martins (orientadora)

Dra. Jacqueline Silva da Silva (coorientadora)

Geovana Luiza Kliemann

O redesenho do Mentoring com professores dos anos iniciais na metodologia de ensino experimental investigativa e concepção da natureza de ciência

Dra. Maria Madalena Dullius (orientadora)

Dr. Italo Gabriel Neide (coorientador)

Cláudia Schvingel Klein Bühring

Memórias do aprender de professores

Dra. Ieda Maria Giongo (orientadora)

Dra. Angélica Vier Munhoz (coorientadora)

Aline Rodrigues

A formação continuada de professores provocando "pororocas" nas aulas do Ensino Superior: um olhar para o ensino inovador em duas universidades

Dra. Silvana Neumann Martins (orientadora)

Patrícia da Graça Rocha Franzoni

Investigação matemática no ensino de Educação Financeira e Economia: uma vivência com licenciandos em Matemática

Dra. Marli Teresinha Quartieri (orientadora)

Vanessa Vian

As matrizes curriculares dos cursos de licenciatura e os espaços para a interdisciplinaridade

Dr. José Claudio Del Pino (orientador)

Fabrício Agostinho Bagatini

Arte e potencialização de sentidos: atravessamentos no ensino

Dr. Rogério José Schuck (orientador)

Aldeni Melo de Oliveira

Alfabetização Científica na Educação Básica: autonomia e argumentação crítica

Dra. Andreia A. G. Strohschoen (orientadora)

Walkíria Helena Cordenonzi

O desenvolvimento do pensamento computacional e as evidências da alfabetização em código em adultos

Dr. José Claudio Del Pino (orientador)

Débora Valim Sinay Neves

A internacionalização da Educação Superior na Bahia e suas potencialidades na formação continuada docente

Dra. Angélica Vier Munhoz (orientadora)

Dra. Viviane Bischoff (coorientadora)

Francisca Melo Agapito

Tessituras Etnomatemáticas nos anos iniciais na perspectiva da educação bilíngue para surdos no município de Imperatriz/MA

Dra. Ieda Maria Giongo (coorientadora)

Dra Morgana Domênica Hattge (coorientadora)

Adriano Edo Neuenfeldt

Produção de vídeos como objetos digitais de ensino e de aprendizagem potencialmente significativos (ODEAPSs) nas Ciências Exatas: limites e possibilidades

Dr. Rogério José Schuck (orientador)

Natália Bottoni

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar