Em 2020 foram apresentados 120 trabalhos de pós-graduação na Universidade do Vale do Taquari - Univates. São 80 dissertações e 40 teses. O PPGEnsino teve, em seu âmbito, 41 trabalhos apresentados.
Grande parte do conhecimento científico produzido pela Instituição nasce, se desenvolve e é transferido para a sociedade por meio das pesquisas realizadas durante as dissertações e as teses dos mestrandos e doutorandos. Desses trabalhos surgem novos conhecimentos, soluções tecnológicas que podem ser transferidas à sociedade, produtos científicos e ideias inovadoras.
As bancas nas quais os trabalhos são defendidos são o momento em que o mestrando ou doutorando, diante de professores doutores, defende seu trabalho para obter a titulação. Ao compartilhar seu trabalho e, consequentemente, o conhecimento novo que gerou, o pesquisador está comunicando a ciência para seus pares e fazendo o saber científico circular - um dos pilares que sustentam a produção científica.
Confira as dissertações e teses de 2020 no PPGEnsino
Dissertações
Maria Danielle Lobato Paes
As contribuições do Programa de Residência Pedagógica na formação docente de licenciandos de uma faculdade privada no Oeste do Pará
Dra. Eniz Conceição Oliveira (orientadora)
Dra. Jane Herber (coorientadora)
Camila de Bortoli Rossatto Riedlinger
Projeto Integrador em tempos fluídos: uma proposta pedagógica para um curso de Direito
Dra. Ieda Maria Giongo (orientadora)
Jakeline Campos
Abordagem STEM: o desafio do seu planejamento e implementação na Educação Profissional de Nível Médio
Dra. Susana Paula Graça Carreira (orientadora)
Elizene Aparecida Rodrigues da Luz
O ensino na classe hospitalar: práticas pedagógicas no Hospital da Criança Santo Antônio em Boa Vista (Roraima)
Dra. Suzana Feldens Schwertner (orientadora)
Lígia Vieira da Silva Cavalcante
Formação continuada de professores no Ensino Superior privado: tensionamentos e possibilidades contemporâneas
Dra. Suzana Feldens Schwertner (orientadora)
Artur Fernandes de Paiva Neto
Ensino para deficientes visuais mediante a utilização de um guia de saúde oral
Dr. Rogério José Schuck (crientador)
Paula Conceição Gonçalves Serra Azul
Contribuições do ensino da Geriatria para a prática médica
Dra. Marli Teresinha Quartieri (orientadora)
Karine Campos Ribeiro
Ampliação e ressignificação do ensino técnico da Língua Inglesa por meio da plataforma Moodle
Dra. Márcia Jussara Hepp Rehfeldt (orientadora)
Dra. Kári Lúcia Forneck (coorientadora)
Luisa Souza van der Laan
Projeto Integrador como prática interdisciplinar: estudo de caso do curso Técnico de Eventos subsequente de Conceição do Araguaia/PA
Dr. Rogério José Schuck (orientador)
Izidorio Paz Fernandes Neto
Percepções sobre gênero em uma escola pública do interior do Tocantins
Dra. Morgana Domênica Hattge (orientadora)
Letícia Beatriz Birck Lima
O movimento na Educação Infantil: olhares sobre a prática pedagógica de uma professora
Dra. Jacqueline Silva da Silva (orientadora)
Geilson de Arruda Reis
Aprendizagem em Educação Ambiental no contexto escolar: a compreensão de estudantes do Ensino Fundamental
Dra. Suzana Feldens Schwertner (orientadora)
Maria Estela Santos Nascimento
Ensino, pesquisa e extensão em uma proposta de desenho curricular para a graduação em Enfermagem
Dra. Kári Lúcia Forneck
Andreia Cristina Pontarolo Lidoino
A prática de ensino desenvolvida em uma escola ciclada: vivências de uma professora que faz uso da escuta sensível para ensinar
Dra. Jaqueline Silva da Silva (orientadora)
Cleiton Antonio de Oliveira
Hábitos esportivos dos egressos do curso de Educação Física licenciatura do UNIAGES: um olhar sobre a formação da prática de ensino
Dra. Suzana Feldens Schwertner (orientadora)
Hozana Ferreira Dias
As estratégias de ensino utilizadas pelos professores do Centro Universitário AGES com os alunos ingressantes
Dra. Jacqueline Silva da Silva (orientadora)
Wesley Gonçalves do Nascimento
A Educação Financeira na Educação de Jovens e Adultos: vivências do Instituto Federal de Goiás (IFG)
Dra. Andreia A. G. Strohschoen (orientadora)
Adelmária Ione dos Santos
As contribuições das estratégias de ensino para a educação das relações étnico-raciais na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab)
Dra. Jacqueline Silva da Silva (orientadora)
Mirelton Souza Santos
Semeando ideias empreendedoras no Polígono da Seca: um estudo sobre as repercussões do ensino desenvolvido na UNIAGES
Dra. Silvana Neumann Martins (orientadora)
Alex Nery Morais
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no processo de ensino do curso de Letras da Universidade Estadual do Amapá (UEAP)
Dr. Rogério José Schuck (orientador)
Jordana Reckziegel
Sobre a Educação Musical: o amor e o amadorismo do professor de Educação Infantil
Dra. Jacqueline Silva da Silva (orientadora)
Adna Gorette Ferreira Andrade
Práticas pedagógicas e ações reflexivas: um estudo de caso de uma bacharel em Fisioterapia
Dra. Jacqueline Silva da Silva (orientadora)
Erni Soares de Azevedo Junior
O ensino da Arte Luta Capoeira no contexto escolar - desafios e possibilidades
Dra. Angélica Vier Munhoz (orientadora)
Viviana Gomes
Ensino da argumentação: um estudo de caso
Dra. Suzana Feldens Schwertner (orientadora)
Thereza Denise Luna Parente Brasileiro
Ensino ressocializador: potencializando atitudes empreendedoras nos alunos do Fundamental
Dra. Jacqueline Silva da Silva (orientadora)
Carlíria Lima Fumeiro
O ensino de Literatura possibilitando o estímulo da autonomia, criatividade e reflexão nos alunos do Ensino Médio Integrado
Dra. Silvana Neumann Martins (orientadora)
Dra. Grasiela Kieling Bublitz (coorientadora)
Ronne Clayton de Castro Gonçalves
As práticas pedagógicas do professor bacharel no Ensino Superior
Dra. Nélia Maria Pontes Amado (orientadora)
Nayara da Silva Queiroz
Fiz esta toada pra ti, Maranhão: um estudo sobre o uso de toadas de Bumba Meu Boi para o ensino da Língua Portuguesa
Dra. Eniz Conceição Oliveira (orientadora)
Dra. Kári Lúcia Forneck (coorientadora)
Cláudia Patrícia Nunes Almeida
Uma reflexão sobre o currículo ao rufar dos tambores do multiculturalismo presente no ciclo do Marabaixo
Dra. Miriam Ines Marchi (orientadora)
Dr. Marcelo Máximo Purificação (coorientador)
Teses
Valdemir José Máximo Omena da Silva
Ensino do empreendedorismo e aprendizagem colaborativa: uma proposta pedagógica para o desenvolvimento do letramento empreendedor
Dra. Silvana Neumann Martins (orientadora)
Dra. Kári Lúcia Forneck (coorientadora)
Claudionor de Oliveira Pastana
A utilização do app Geogebra no processo de aprendizagem significativa para ensinar os conceitos de funções quadráticas no Ensino Médio
Dr. Marco Antonio Moreira (orientador)
Mariângela Costa Schneider
Protagonismo empreendedor: uma forma singular de ensinar
Dra. Silvana Neumann Martins (orientadora)
Dra. Jacqueline Silva da Silva (coorientadora)
Geovana Luiza Kliemann
O redesenho do Mentoring com professores dos anos iniciais na metodologia de ensino experimental investigativa e concepção da natureza de ciência
Dra. Maria Madalena Dullius (orientadora)
Dr. Italo Gabriel Neide (coorientador)
Cláudia Schvingel Klein Bühring
Memórias do aprender de professores
Dra. Ieda Maria Giongo (orientadora)
Dra. Angélica Vier Munhoz (coorientadora)
Aline Rodrigues
A formação continuada de professores provocando "pororocas" nas aulas do Ensino Superior: um olhar para o ensino inovador em duas universidades
Dra. Silvana Neumann Martins (orientadora)
Patrícia da Graça Rocha Franzoni
Investigação matemática no ensino de Educação Financeira e Economia: uma vivência com licenciandos em Matemática
Dra. Marli Teresinha Quartieri (orientadora)
Vanessa Vian
As matrizes curriculares dos cursos de licenciatura e os espaços para a interdisciplinaridade
Dr. José Claudio Del Pino (orientador)
Fabrício Agostinho Bagatini
Arte e potencialização de sentidos: atravessamentos no ensino
Dr. Rogério José Schuck (orientador)
Aldeni Melo de Oliveira
Alfabetização Científica na Educação Básica: autonomia e argumentação crítica
Dra. Andreia A. G. Strohschoen (orientadora)
Walkíria Helena Cordenonzi
O desenvolvimento do pensamento computacional e as evidências da alfabetização em código em adultos
Dr. José Claudio Del Pino (orientador)
Débora Valim Sinay Neves
A internacionalização da Educação Superior na Bahia e suas potencialidades na formação continuada docente
Dra. Angélica Vier Munhoz (orientadora)
Dra. Viviane Bischoff (coorientadora)
Francisca Melo Agapito
Tessituras Etnomatemáticas nos anos iniciais na perspectiva da educação bilíngue para surdos no município de Imperatriz/MA
Dra. Ieda Maria Giongo (coorientadora)
Dra Morgana Domênica Hattge (coorientadora)
Adriano Edo Neuenfeldt
Produção de vídeos como objetos digitais de ensino e de aprendizagem potencialmente significativos (ODEAPSs) nas Ciências Exatas: limites e possibilidades
Dr. Rogério José Schuck (orientador)