Três novos negócios tornaram-se incubados na Incubadora Tecnológica da Univates - Inovates: Fermenta Biotecnologia, Meu Endereço e Syntalgae. As empresas apresentaram seus projetos virtualmente na tarde do último dia 7 e foram aprovadas pelo Comitê Gestor do Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari - Tecnovates, ao qual a Inovates é vinculada. O trio de empresas se soma a outras sete empresas já incubadas. Outras 19 estão em processo de pré-incubação.
Os empreendedores que passaram pelo processo de pré-incubação recentemente apresentaram o planejamento de suas empresas, em que foram avaliados critérios como capacidade empreendedora da equipe, grau de inovação do produto e/ou modelo de negócio, previsões de investimento e retorno, estratégias de mercado e preparo técnico e gerencial dos sócios.
A banca avaliadora contou com a participação da gestora acadêmica e de pesquisa e gestora de relacionamento e negócios do Tecnovates, professora Cintia Agostini; do gestor da Inovates, Michel Machado; da gerente do Escritório de Relações com o Mercado (ERM), Cristiani Reimers; da professora Natali Knorr Valadão, representando a área de Ciências da Vida; do professor Flávio Milman Shansis, representando a área de Ciências Médicas; e do professor Rodrigo Brod, representando a área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Além das representações das diferentes áreas da Univates, Rogério Wink e Gilmar Neitzke, representando a Câmara da Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari, e André Bucker, representando a Prefeitura Municipal de Lajeado, também estiveram presentes.
Para o gestor da Inovates, Michel Machado, os negócios apresentados foram muito bem avaliados pela banca, demonstrando a dedicação dos empresários durante o processo de pré-incubação e o grande potencial de escala das empresas.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7017 ou pelo e-mail inovates@univates.br.
Conheça as empresas
Meu Endereço
O Meu Endereço é uma ferramenta logística que, ligada à Tecnologia da Informação, busca aprimorar os processos dos sistemas de entregas. A empresa tem como objetivos a redução do tempo de entrega e a redução de custos, beneficiando tanto o fornecedor quanto o consumidor.
Syntalgae
A Syntalgae é uma empresa de biotecnologia voltada à bioeconomia. Disponibiliza a biodiversidade de microalgas do Brasil para fornecer matérias-primas sustentáveis para as indústrias de cosméticos, farmacêuticos, de alimentação humana e animal e da química verde. Como a produção de matérias-primas de alto valor agregado no continente sul-americano é muito baixa e depende de importações caras, a Syntalgae é pioneira com seu projeto no Brasil. Além de possuir o próprio laboratório de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&DI) incubado no Tecnovates, atualmente a empresa desenvolve formulações para cosméticos, aditivos para ração animal e para carne vegana à base de microalgas.
Fermenta Biotecnologia
A Fermenta Biotecnologia é uma empresa que visa a desenvolver soluções biotecnológicas para atender ao mercado de alimentos, em especial ao mercado de lácteos. O primeiro produto é um fermento lácteo de alta qualidade e baixo custo para produção de queijos finos. Com essa tecnologia nacional, busca incentivar a agroindustrialização da região do Vale do Taquari.