A Central de Carreiras da Universidade do Vale do Taquari - Univates foi apresentada, na última terça-feira (20), aos estudantes de graduação e técnicos por meio das representações estudantis. Em reunião com o Diretório Central dos Estudantes (DCE) e com os Diretórios Acadêmicos (DA), a coordenadora da área, psicóloga Janaina Schneider, explicou o funcionamento das iniciativas e a recente mudança no perfil de atuação do setor - que deixou de incorporar as ações relacionadas ao estágio curricular previsto nas grades dos cursos para atuar de forma mais próxima com os estudantes em outras frentes. Foram convidados mais de 30 diretórios acadêmicos.
Queremos reforçar com os alunos que o nosso foco, agora, enquanto Central de Carreiras, é especificamente voltado para ações de carreira e empregabilidade dos estudantes e dos diplomados da instituição, explica a gestora. A Central também atua para os diplomados, procurando envolver os profissionais formados pela Univates em iniciativas de empregabilidade. As ferramentas da Instituição, recursos da área de carreira para os estudantes e formados pela Universidade, também foram apresentadas - entre elas a orientação profissional e a Plataforma de Carreiras. O mais novo projeto da área, a Trilha de Carreiras, inserida nas grades curriculares dos cursos de graduação que integram o novo conceito de ensino da Univates, também motivou a conversa.
Por fim, o Programa de Mentoria foi apresentado. Temos 32 mentores, nas mais diversas áreas, à disposição dos nossos estudantes, revela Janaina. O trabalho da Central de Carreiras é totalmente voltado para os estudantes e diplomados. Dessa forma, entendemos que os representantes dos nossos alunos, por terem contato constante com os estudantes e podem nos ajudar a divulgar todas as nossas ações. Estamos à disposição, conclui a psicóloga.