Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Estudantes do curso de Design da Univates conquistam as primeiras categorias no Prêmio Bornancini

Postado as 18/12/2020 14:20:05

Por Lucas George Wendt

O curso de Design da Universidade do Vale do Taquari - Univates tem mais três motivos para comemorar no momento em que encerra a celebração de seus 15 anos de atividades. 

Em resultado divulgado na última semana, três projetos de estudantes da Instituição receberam destaque no Prêmio Bornancini, da Associação dos Profissionais em Design do RS (APDesign-RS). Os trabalhos destacados foram escolhidos entre 556 projetos inscritos de todo o Brasil. 

Para o coordenador do curso de Design da Univates, professor Rodrigo Brod, os resultados no Prêmio Bornancini são o reconhecimento da qualidade do trabalho desenvolvido na Instituição. “É muito gratificante ver nossos estudantes premiados em categorias extremamente concorridas e com ótimos cursos em nosso Estado e no País”, afirma.

Divulgação

VENCEDOR BRONZE

Categoria Impacto Positivo
Projeto: Reaproveitamento de resíduos da construção civil para desenvolvimento de revestimentos bioinspirados
Estudante: Carolina Frota Meneguel

VENCEDOR PRATA

Categoria Design Digital - Jogos Digitais
Projeto: As Crônicas de Odisseu
Estudante: Luís Guilherme Spohr

VENCEDOR OURO
Categoria Design de Produtos - Mobiliário 
Projeto: Brincante
Estudantes: Melanie Sol Bruckner, Matteus Barroso Marques e Gabriela Fensterseifer

Os trabalhos dos estudantes Carolina Frota Meneguel e Luís Guilherme Spohr são o resultado de seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs). Durante o percurso de construção do TCC, Carolina foi orientada pela professora Silvia Trein Heimfarth Dapper e o estudante Luís Guilherme, pelo professor Bruno da Silva Teixeira. Já o mobiliário que resultou no projeto Brincante foi desenvolvido na disciplina de Design de Mobiliário, em uma edição que teve a docência compartilhada entre os professores Bruno e Silvia. 

Divulgação

 

 

Para Luis Guilherme, que desenvolveu um jogo e foi agraciado com a distinção prata na categoria de Design Digital, o prêmio é uma forma de incentivar o desenvolvimento dos profissionais, assim como pode inspirar designers a inscrever seus trabalhos em concursos. “É um reconhecimento pelo trabalho realizado”, assegura.  

Divulgação

 

 

Melanie Sol Bruckner, cujo projeto em grupo foi agraciado como vencedor Ouro, descreve como uma honra tanto para ela quanto para os colegas serem contemplados com um prêmio como o Bornancini. “Foi uma sensação incrível sermos reconhecidos por um projeto com viés social, ao qual dedicamos muito esforço e carinho para que se tornasse real. Acreditamos que por meio do design pode-se instigar soluções focadas nas necessidades das pessoas, gerando um impacto positivo em suas vidas”, comemora. 

Divulgação

 

 

A estudante Carolina diz que ser agraciada com o prêmio a fez recordar da trajetória no curso de Design da Univates. “Ser designer transcende o âmbito da estética, pois compreende um processo capaz de agregar valor e gerar soluções mais eficientes, ergonômicas, funcionais e sustentáveis. Fico muito orgulhosa em ver toda minha dedicação e aprendizado durante esses anos materializados nesse projeto e, consequentemente, na premiação”, revela.

A professora Silvia apresenta os dois trabalhos. Segundo ela, o Brincante foi pensado para ser um móvel multifuncional, tanto para guardar objetos quanto para as crianças brincarem e imaginarem coisas - guardando fantasias. O móvel foi cedido para uma instituição e, atualmente, crianças se beneficiam dele. 

O trabalho da estudante Carolina culminou com o desenvolvimento de um revestimento bioinspirado. “Ela viu a possibilidade de reaproveitar resíduos de argamassa da construção civil e tentar transformá-los em algo novo, útil para ser colocado na própria construção”, explica a professora. Após um período de coleta de argamassa em construções, a estudante se inspirou em orquídeas para a criação do revestimento decorativo.   

Conforme a professora Silvia, os projetos do grupo da estudante Melanie e o de Carolina refletem as características do curso de Design da Univates: trabalhar com questões sustentáveis, sociais e como o design pode vir a transformar o mundo em um lugar melhor. “Esses ideais do Design da Univates realmente são reconhecidos por toda uma comunidade de designers e por um mercado de trabalho que vem se transformando e, cada vez mais, valorizando as atitudes de pensar no outro e na sustentabilidade”. 

Além dos três projetos premiados, outros três trabalhos figuraram na shortlist da premiação, ou seja, estiveram entre os finalistas. 

Categoria Design Gráfico - Editorial

Projeto: Revista Anexo 

Estudantes: Laura Horn, Sarah Saraiva, Diana Arend, Júlia Gross, Matheus Scheibel, Alessandra Machado, Júlia Amaral, Natália Richter e Vanessa Franzon

Categoria Design Gráfico - Editorial

Projeto: Revista Ruído

Estudantes: Leonardo Berté, Luiz Pedro Prisco Costa, Stephanie Goulart, Pâmela Friedrich, Leidiane Vian, Raquel Cavalli, Julia Rosa, Eduardo Stramari, Manuela Lisot e Natália Mallmann

Categoria Design Gráfico - Editorial

Projeto: Revista Dose

Estudantes: Adriano Lampert, Ana Julia Ritter Dalla Lasta, Bruna Gomes Sthal, Daniela Brandão, Gabriela Santos, Letícia Trasel, Lilian Zanatta, Magali Lansing e Paola Meneghetti

APDesign e Bornancini 

A premiação é iniciativa da Associação dos Profissionais em Design do Rio Grande do Sul (APDesign-RS). Foi instituída em 2006, em homenagem ao ilustre profissional gaúcho José Carlos Mário Bornancini, maior referência do design no Rio Grande do Sul e um dos mais expressivos designers brasileiros. Neste ano o prêmio teve 466 pessoas inscritas (sendo 291 do Rio Grande do Sul) e 556 projetos inscritos (368 do RS). Esta foi a primeira edição do prêmio a superar 500 projetos inscritos. 

Inscrições abertas 

A Universidade do Vale do Taquari - Univates está com inscrições abertas para 31 cursos de graduação presenciais e 18 na modalidade a distância (EAD). O curso de Design é uma das opções. Os candidatos podem se inscrever gratuitamente no vestibular, que está sendo realizado de forma on-line, em www.univates.br/vestibular.

Logo ods-4