Há anos atuando em diversas frentes na busca do respeito às diferenças e da igualdade de gênero, a Universidade do Vale do Taquari - Univates decidiu aderir ao movimento HeForShe (ElesPorElas).
A assinatura do termo de adesão ocorreu na noite da última terça-feira, dia 03, durante o evento de abertura da Semana da Inclusão da Univates. Em junho de 2019 a Instituição havia feito a adesão por meio do curso de Direito e agora o compromisso com o movimento passa a ser de toda a Universidade.
Criado pela entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres (ONU Mulheres), o movimento HeForShe é um esforço global que busca envolver homens e meninos na remoção das barreiras sociais e culturais que impedem as mulheres de atingir seu potencial, bem como ajudar homens e mulheres a modelar juntos uma nova sociedade.
A pró-reitora de Ensino, professora Fernanda Storck Pinheiro, assinou o termo de adesão em nome da Univates. Para ela, a adesão institucional tem um impacto ainda maior, pois significa que vamos falar sobre igualdade de gênero em diferentes âmbitos da Universidade. É com muita alegria que nós, enquanto Univates, aderimos ao movimento HeForShe, sabendo que este é um primeiro passo para que a temática siga em discussão e a gente siga refletindo e pensando em novas ações, explica. Segundo Fernanda, essa temática precisa permear as decisões relacionadas às questões de trabalho na Univates, estando presente nas discussões, e não apenas no âmbito da academia.
Representando o Comitê Gaúcho Impulsor do ElesPorElas, Karen Lose também participou do momento da adesão. De acordo com ela, o comitê gaúcho agora é composto por 43 entidades, sendo a maioria delas universidades. Nosso investimento aqui no Estado é na educação. Nós acreditamos que essa transformação que pregamos, da construção da igualdade de gênero, tem um solo muito fértil nas universidades. Então para nós é um orgulho muito grande e uma satisfação enorme poder assinar essa adesão e receber a Univates, ressalta.
A adesão ao HeForShe está relacionada com a Política de Respeito às Individualidades em Diferentes Dimensões, documento lançado pela Instituição em 2016. O conjunto de diretrizes formaliza o pensamento da Univates sobre o respeito às diferenças. Com a adesão, pretende-se ampliar as ações da Instituição envolvendo homens e meninos nessa discussão.
Antes de dar início ao debate da noite, Fernanda estimulou reflexões sobre o tema. Nós devemos continuar falando sobre igualdade de gênero sim. O machismo é estrutural e está presente em diversas camadas e em diversos momentos da sociedade, tanto na esfera pública como na esfera privada. Nós somos cotidianamente invadidos por ideias, pensamentos e ações machistas, muitas vezes nem nos damos conta e reproduzimos isso, salienta. Segundo ela, é importante falarmos sobre o assunto para que situações perigosas para a vida de mulheres e meninas também sejam objeto de discussão e de combate.
Após o momento de assinatura do termo, o professor Sandro Frölich abordou a temática ao lado de Júlio Sá, presidente da organização da sociedade civil Ponto Gênero, de São Leopoldo. O bate-papo foi mediado pela pró-reitora Fernanda.
Saiba mais sobre o movimento acessando o site www.onumulheres.org.br/elesporelas e sobre a Semana da Inclusão clicando aqui.