O Ministério da Educação (MEC) divulgou na última terça-feira, 20, os dados referentes ao Exame Nacional de Avaliação de Desempenho (Enade) de 2019, no qual foram avaliados cursos da área da saúde, arquitetura e engenharias. Dos 19 cursos da Universidade do Vale do Taquari - Univates avaliados, 12 (mais de 60%) obtiveram conceitos de excelência (notas 4 ou 5) nos indicadores divulgados pelo Ministério da Educação. No País, apenas 34% dos cursos obtiveram conceitos de excelência nestes indicadores.
No Enade, o curso de Educação Física - Bacharelado da Univates ficou classificado como o segundo melhor curso do Rio Grande do Sul e o primeiro se forem consideradas apenas as universidades privadas.O curso de Estética e Cosmética é o terceiro do Rio Grande do Sul.
Já o curso de Medicina da Univates, que formou a primeira turma em dezembro de 2019, conquistou a segunda colocação entre as instituições privadas do Rio Grande do Sul e foi classificado como o quarto melhor curso do Estado.
De acordo com a pró-reitora de Ensino, Fernanda Pinheiro, "os resultados obtidos neste ciclo de Enade atestam a qualidade da formação de nossos estudantes. Trata-se do indicador oficial do órgão regulatório da educação no país, que permite comparar a formação na área dentre várias instituições. Sem dúvida é um diferencial para os cursos da Univates e reitera nosso compromisso com a qualidade do processo educativo perante toda a sociedade, afirma Fernanda. A pró-reitora acrescenta que esse resultado é fruto de um processo, pois busca avaliar a aprendizagem dos estudantes ao final de seu período de formação.
Os cursos avaliados no Enade 2019 foram: Arquitetura e Urbanismo; Biomedicina; Educação Física; (bacharelado); Enfermagem; Engenharia Ambiental; Engenharia Civil; Engenharia da Computação; Engenharia de Alimentos; Engenharia de Controle e Automação; Engenharia de Produção; Engenharia Elétrica; Engenharia Mecânica; Engenharia Química; Estética e Cosmética; Farmácia; Fisioterapia; Medicina; Nutrição; Odontologia. Os dados divulgados pelo Ministério da Educação foram o Conceito Enade e o Conceito IDD de cada curso. O Enade avalia os cursos de graduação por intermédio do desempenho dos estudantes na prova. Já o IDD mensura o valor agregado pelo curso de graduação ao desenvolvimento dos estudantes concluintes.