Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Professora da Univates participa de evento da ONU para debater cidades no pós-pandemia

Postado as 01/10/2020 09:07:55

Por Lucas George Wendt

A professora doutora Jane Mazzarino, da Universidade do Vale do Taquari - Univates, será painelista do Circuito Urbano, evento da Organização das Nações Unidas (ONU) que, em 2020, tem como tema “Cidades Pós-Covid-19: Diálogos entre Brasil e África Lusófona”.

No próximo dia 8, a partir das 10h, ela abordará como as relações entre a arte e a natureza podem possibilitar o enfrentamento dos desafios das cidades em tempos de pandemia. O evento é promovido pelo Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), em parceria com países africanos de língua oficial portuguesa. 

Com o cruzamento entre os temas cidade e meio ambiente, sustentabilidade, ecologia profunda, ética e ativismo, arte e ecologia, o evento tem como objetivo abordar o papel cultural, social e político da arte engajada com questões de sustentabilidade nas cidades. A professora Jane estará ao lado de Andreia Oliveira e Helga Corrêa, docentes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O evento foi organizado pela pesquisadora Rosane Rosa, da UFSM. 

Lucas George Wendt

A professora Jane investiga, no Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD), narrativas dos sujeitos sobre sua interação em ambientes naturais, construídas a partir da exploração das tecnologias sociais e de mídia, que valorizam as práticas experimentais, livres e criativas, em contato direto com a natureza. Um dos espaços de pesquisa dessas experiências são as hortas urbanas. 

A docente e pesquisadora da Univates atua também no Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS), no curso de Jornalismo, e é uma das cerca de 1 mil pessoas de todo o mundo convidadas a palestrar no evento, que terá 180 diferentes atividades ao longo do mês de outubro. 

Mais informações sobre o evento e detalhes sobre a transmissão, que acontece no YouTube, podem ser conferidas neste link http://bit.ly/circuito-urbano-2020.  

Divulgação

ONU-Habitat

O Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos estabeleceu-se em 1978 como resultado da Conferência das Nações Unidas sobre Assentamentos Humanos (Habitat I). Com sede em Nairóbi, capital do Quênia, é a agência das Nações Unidas que atua em prol do desenvolvimento urbano social, econômico e ambientalmente sustentável e promove a moradia adequada para todas e todos.

Outubro Urbano & Circuito Urbano 2020

O ONU-Habitat realiza, todos os anos, o Outubro Urbano. Para isso, criou no Brasil, em 2018, o Circuito Urbano para apoiar institucionalmente e dar visibilidade a eventos organizados por diversos atores. Este ano, a 3ª edição do Circuito Urbano será realizada de forma totalmente virtual.

 

Logo ods-11