Recentemente a Star Service, empresa responsável pela higienização e conservação no campus da Universidade do Vale do Taquari - Univates, implementou tecnologias nos processos de trabalho dos funcionários terceirizados responsáveis pela manutenção da limpeza do campus.
O projeto foi solicitado e construído em conjunto com o setor de Engenharia e Manutenção da Univates desde o início do ano. Além da mudança nas ferramentas de trabalho da equipe terceirizada, a comunidade acadêmica pode agora avaliar diretamente os serviços prestados e comunicar situações que necessitem de intervenção da equipe.
Para o gerente de Engenharia e Manutenção, Robledo Goulart Muller, os dados que poderão ser levantados a partir das tecnologias são importantes, pois permitem maior capacidade gerencial para ambas as organizações com indicadores e avaliações dos usuários
Conforme o coordenador comercial da Star Service, Pablo Corrêa de Barros, a tecnologia otimiza processos operacionais e aprimora o controle dos serviços de higienização.
Com os objetivos de dispensar o uso de papel e garantir, de maneira mais assertiva, o cumprimento do cronograma de higienização, foi instituído o check list digital, voltado aos funcionários da Star. Ele pode ser acessado pelo o QR Code pequeno, adesivo espalhado em diversos pontos do campus. Por meio dele os funcionários fazem a revisão do cronograma de limpeza de corredores, salas e sanitários.
Também foi disponibilizada uma pesquisa de satisfação e controle de qualidade. Ela pode ser acessada por meio do o QR Code disponível nos sanitários. O objetivo é possibilitar que o usuário dos serviços tenha comunicação direta com a empresa, criando a possibilidade de resposta rápida para a correção de inconformidades. Há a perspectiva de até o fim do ano outros espaços da Univates receberem o adesivo da pesquisa de satisfação.
Qualquer pessoa pode acessar nossa pesquisa de satisfação. Para isso, basta ter em mãos um smartphone para fazer a leitura do QR Code, explica o coordenador comercial. Ao acessar a pesquisa é possível fazer reclamações, sugestões, elogios ou informar sobre a falta de insumos de higiene nos sanitários.
O trabalho da Star Service no campus universitário, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h de Lajeado, na Farmácia-Escola e nos polos EAD, em que a Univates contrata os serviços da empresa para higienização e vigilância dos locais, é supervisionado pelo setor de Engenharia e Manutenção da Universidade. Atualmente a Star Service tem cerca de 155 funcionários exercendo atividades para a Univates.
Em caso de dúvidas sobre o funcionamento dos formulários da pesquisa de satisfação e controle de qualidade, a comunidade pode entrar em contato pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5533, ou pelo e-mail engenharia@univates.br.