Com a palestra Pós-graduação em Medicina no Brasil: de onde viemos e para onde vamos, ministrada pelo professor doutor Luis Felipe Ribeiro Pinto, a Universidade do Vale do Taquari - Univates iniciou as atividades do Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas (PPGCM) nesta sexta-feira (7).
Luis Felipe é doutor em Bioquímica e Biologia Molecular pela University College of London, além de ser pesquisador titular do Instituto Nacional de Câncer (Inca). Entre as atividades que desenvolve está a coordenação da área de Medicina I da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão vinculado ao Ministério da Educação que aprovou o Mestrado em Ciências Médicas da Univates em dezembro de 2019.
O evento virtual marcou o início oficial das atividades e contou com a participação dos 19 mestrandos do Programa, além dos 12 docentes e autoridades acadêmicas, políticas e da área da saúde.
Ao realizar seus cumprimentos a pró-reitora de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação da Univates, professora Maria Madalena Dullius, reforçou a ampliação da ação da Instituição na área da Saúde para além da graduação com as atividades do PPGCM. Estamos muito felizes pelo que essa conquista representa para a região, enfatizou.
O reitor da Univates, professor Ney José Lazzari recepcionou os presentes dividindo a conquista do mestrado com docentes envolvidos no projeto e com os primeiros estudantes. Estamos fazendo um movimento de consolidação da área da Saúde na Univates. Os primeiros médicos formados pela Instituição foram diplomados no ano passado, agora estamos ofertando o mestrado. É uma vitória do Vale do Taquari, finalizou o reitor.
O professor Luis Felipe Ribeiro Pinto iniciou sua fala observando dois aspectos que lhe chamaram a atenção em visita que fez à Univates anteriormente. Segundo ele, a estrutura e a seriedade da Instituição contribuíram decisivamente para a aprovação do mestrado. Sua palestra abordou o histórico, o panorama atual relacionado à pós-graduação na área da Saúde e projeções para o futuro do campo. Quando falamos de problemas as soluções vêm da tecnologia. Isso é o que os mestrandos vão encontrar em sua trajetória profissional, enfatizou. Cirurgia robótica, impressão 3D, telemedicina e medicina genômica já são realidades, disse. O pesquisador reforçou a importância de profissionais qualificados na área da Saúde em momentos como o da pandemia de Covid-19. Também falou sobre a importância de investimentos nacionais em ciência e pesquisa como determinantes para o desenvolvimento da nação.
O PPGCM
O mestrado tem duração mínima de 12 meses e máxima de 24 meses. O PPGCM tem como objetivo formar profissionais qualificados, capazes de gerar e disseminar conhecimentos científicos e tecnológicos voltados às ciências médicas e biomédicas, com visão integrada a partir da perspectiva translacional das condições de saúde-doença.
Também são objetivos do PPGCM capacitar pessoas no campo das ciências médicas a partir de perspectiva multi e interdisciplinar, criar e aperfeiçoar tecnologias e processos em saúde no atual contexto socioeconômico, com foco na criação de ferramentas para auxílio no diagnóstico e no tratamento de doenças, com vistas à melhoria da qualidade de vida da população.
O programa pretende implementar, em conjunto com as organizações locais, ações em saúde geradas a partir dos projetos desenvolvidos, promovendo inovações que agreguem melhorias nos índices de saúde da população, em consonância com as políticas públicas de desenvolvimento.
O PPGCM tem três áreas de concentração: Epidemiologia, Fisiopatologia e Aspectos Diagnósticos e Terapêuticos de Doenças, Tecnologia em Saúde como Ferramenta na Clínica Médica e Ciências do Comportamento. As pesquisas desenvolvidas pelos mestrandos envolverão as áreas de epidemiologia, fisiopatologia, diagnóstico e tratamento de doenças, incluindo os transtornos do comportamento.
Além do PPGCM, a Univates oferece outros cinco programas de pós-graduação: Sistemas Ambientais Sustentáveis, Ensino de Ciências Exatas, Ambiente e Desenvolvimento, Ensino e Biotecnologia. Mais informações sobre o Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas podem ser obtidas pelo e-mail ppgcm@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5615.