Fusion Medical Animation/Unsplash

Professor da Univates integra Observatório Turístico de Enfrentamento à Covid-19, de Bento Gonçalves

Postado as 13/07/2020 10:38:56

Por Redação

A partir da articulação do Comitê Pró-Turismo do município de Bento Gonçalves com instituições de Ensino Superior da região da Serra e com a Universidade do Vale do Taquari - Univates, o município de Bento Gonçalves passou a contar com o Observatório Turístico de Enfrentamento à Covid-19. A iniciativa foi apresentada na terça-feira (7).

Na equipe, composta de profissionais de diversas instituições de ensino da Serra, está um pesquisador da Univates. Luis Fernando Saraiva Macedo Timmers, um dos dois biólogos que integram a iniciativa, é doutor em Biologia Celular e Molecular, e auxiliou na construção do formulário de monitoramento que vai servir para coleta de dados do Observatório. Além disso, o pesquisador vai auxiliar na análise das informações obtidas pelo projeto.

Júlia Amaral

“Minhas contribuições serão na parte das análises dos resultados obtidos por meio da pesquisa, a qual tentará descrever a velocidade de evolução e de propagação de contágio do coronavírus no setor turístico de Bento Gonçalves”, explica ele. O trabalho, conforme Timmers, pode gerar um modelo de monitoramento de contágio nos empreendimentos turísticos, a ser replicado em outros municípios da região da Serra no futuro.

Os objetivos do estudo são realizar o diagnóstico do setor e verificar os impactos que a doença tem causado no segmento. Para isso, será realizado o monitoramento semanal de uma amostra dos estabelecimentos cadastrados no selo “Ambiente Limpo e Seguro” do município - que hoje soma 86 certificados - para detectar se as medidas que foram adotadas são eficazes na contenção do vírus.

O levantamento dos dados será realizado em parceria com cinco instituições de ensino: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RS (IFRS) - Campi Bento Gonçalves e Porto Alegre, Centro Universitário Cenecista de Bento Gonçalves (Unicnec), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e Universidade do Vale do Taquari - Univates.

O monitoramento se estenderá pelo período de 12 semanas e avaliará a evolução de casos de contaminação pelo vírus em ambientes que adotam medidas preventivas de combate à Covid-19, podendo apresentar cenários sobre a efetividade das ações realizadas na redução do contágio por parte das equipes que trabalham nos estabelecimentos e também pela visita turística.

Laura Kirchhof/Imprensa de Bento Gonçalves

Equipe de pesquisadores

- Bel. Bruno Melo (Turismo) - IFRS Campus Bento Gonçalves
- Me. Carlos Henrique Monschau Funck (História e Turismo) - IFRS -Campus Bento Gonçalves