A Reitoria da Universidade do Vale do Taquari - Univates de forma rotineira realiza reuniões com representantes dos estudantes a partir de um calendário semestral. No entanto, a pandemia de coronavírus intensificou o diálogo para encaminhamento de diferentes questões da comunidade acadêmica. Nessas ocasiões foram realizadas reuniões extraordinárias.
No primeiro semestre de 2020 as lideranças da Univates e representantes do Diretório Central de Estudantes (DCE) e dos Diretórios Acadêmicos (DAs) se encontraram 16 vezes, conforme dados compilados pela Instituição em 21 de maio, data do último encontro realizado até o momento. No total, considerando todas as reuniões do semestre, foram 22 encontros diferentes.
Estiveram em pauta questões pedagógicas relacionadas à virtualização das aulas, a explicação, por parte da Univates, de como estavam acontecendo as aulas presenciais no formato virtualizado, o diálogo sobre a retomada gradual das atividades no campus de Lajeado e nos polos de Educação a Distância (EAD) e o encaminhamento dos atendimentos via Laboratório Univates de Aprendizagem aos alunos que eventualmente precisam de auxílio nas disciplinas.
Aspectos financeiros
Parte das tratativas entre a Instituição e o DCE esteve pautada pela análise dos pedidos de auxílio financeiro decorrentes da pandemia de Covid-19.
As questões financeiras relacionadas à pandemia e seus desdobramentos sobre o planejamento dos estudantes também motivaram, após debates com os alunos, o anúncio de medidas de apoio pela Instituição. Foi criada uma comissão para acolher, avaliar e negociar caso a caso a solicitação de seus estudantes. Fazem parte da comissão representantes da Pró-Reitoria de Administração, da Pró-Reitoria de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação e da Pró-Reitoria de Ensino, um estudante indicado pelo DCE e um representante indicado pela Pós-Graduação Stricto Sensu.
Conforme dados do setor Financeiro em 18 de junho, no total 548 protocolos foram abertos por estudantes da Univates e analisados pela comissão. No momento, estão em andamento 55. O restante, 493 protocolos, foi concluído com diferentes encaminhamentos pela Instituição.
Uma outra medida foi a ampliação, nos meses de junho e de julho, do desconto pontualidade para o pagamento das mensalidades de cursos de graduação presenciais e a distância, técnicos e de idiomas. As datas dos vencimentos dos boletos nesses meses também foram postergadas.
Até agosto a Instituição está isentando a cobrança de taxas de 35 diferentes tipos de protocolos acadêmicos. A Avaliação Institucional, aberta recentemente, foi adaptada para que os estudantes pudessem opinar e contribuir com a Universidade em relação à virtualização das aulas.
Confira a relação de encontros realizados pela Reitoria da Univates em 2020A:
Avaliação Institucional
Desde o mês de abril os estudantes dos cursos de graduação presenciais e dos técnicos podem avaliar as disciplinas e estratégias de ensino e de aprendizagem das aulas virtualizadas.
Semanalmente as respostas dos estudantes são compiladas pelo setor de Planejamento e Avaliação Institucional e avaliadas pelas coordenações pedagógicas de cada um dos Centros da Univates. Em alguns casos os coordenadores pedagógicos realizam o acompanhamento, fazendo intervenções, quando necessário, na didática dos docentes.
O coordenador pedagógico da Univates, professor Tiago Weizenmann, salienta que esse espaço é um meio importante de escuta para a Instituição. De maneira geral temos expressiva participação dos estudantes, revela. O docente comenta que o espaço é democrático, para os estudantes registrarem suas percepções positivas e negativas sobre a virtualização das aulas e os processos de ensino e de aprendizagem no novo contexto.
Temos expressões de satisfação, que chegam a 80%, no geral, com variação conforme os diferentes Centros de ensino, diz. Além desse aspecto, conforme Weizenmann, surgiram sugestões por parte dos estudantes e expressões negativas parte dessas relacionadas à conexão dos alunos com a internet e a impossibilidade de realização das aulas práticas. Essas são as oportunidades de melhoria que a Instituição encontra. Realizamos intervenções mais imediatas, explica ele, e encaminhamos outras soluções por meio dos Centros.
Próximas reuniões da Reitoria com os estudantes
Nos próximos dias ocorrerão as reuniões da Reitoria e da Comissão Própria de Avaliação com os representantes de turma dos cursos presenciais (graduação e técnicos).
As reuniões, que comumente ocorrem de forma presencial, dessa vez serão realizadas on-line. Confira abaixo as datas das reuniões:
- 30/06 (terça-feira): reunião com os representantes das turmas do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (Cetec), das 19h10min às 20h30min;
- 1º/07 (quarta-feira): reunião com os representantes das turmas do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS), das 19h10min às 20h30min;
- 02/07 (quinta-feira): reunião com os representantes das turmas do Centro de Gestão Organizacional (CGO), das 19h10min às 20h30min;
- 07/07 (terça-feira): reunião com os representantes das turmas do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), das 19h10min às 20h30min;
- 09/07 (quinta-feira): reunião com os representantes das turmas do Centro de Educação Profissional (CEP), das 19h10min às 20h30min;
- 06/08 - reunião com os representantes das turmas do Centro de Ciências Médicas (CCM), das 19h10min às 20h30min.
Posteriormente também ocorrerão as reuniões da Reitoria e da CPA com os discentes da EAD. As datas serão divulgadas em momento oportuno.