Inscrições abertas para o Pibid e para o Programa de Residência Pedagógica

Postado as 23/06/2020 15:43:54

Por Júlia Amaral

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e a Residência Pedagógica da Universidade do Vale do Taquari - Univates estão com inscrições abertas até o dia 2 de julho. São disponibilizadas 72 bolsas para cada programa, direcionadas aos alunos de licenciatura da Instituição. As atividades iniciam em agosto de 2020 e podem se estender por até 18 meses. As bolsas são de R$ 400,00 mensais, depositadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) diretamente na conta bancária do estudante selecionado. As inscrições para o Pibid podem ser feitas aqui e para a Residência Pedagógica, aqui.

Para o Pibid/Univates 2020 e a Residência Pedagógica/Univates 2020 serão firmadas parcerias com escolas públicas da região do Vale do Taquari. Segundo a coordenadora do Residência Pedagógica na Univates, professora Cristiane Antonia Hauschild, ambos os projetos são fundamentais para qualificar o processo de formação docente, pois os graduandos assumem de fato o seu papel de coformador, junto com a escola. “Além disso, os incentivos à publicação e participação em eventos, os livros publicados, os eventos organizados pela Univates, desde seminários que integram os cursos de licenciatura e os Programas de Pós-Graduação em Ensino e em Ensino de Ciências Exatas até congressos internacionais, fazem um grande diferencial nos currículos de nossos estudantes e em nossos projetos”, destaca a coordenadora.

A Univates participa do Pibid desde 2010, quando o edital do programa foi aberto para instituições comunitárias. Desde então, a Universidade sempre teve seus projetos aprovados e já beneficiou cerca de 1.075 acadêmicos. Em 2020, a Instituição aprova seu segundo projeto no Programa de Residência Pedagógica, criado em 2018.

Logo ods-4