Curso de Educação Continuada irá abordar dados e transparência na investigação jornalística

Postado as 13/05/2020 11:54:59

Por Leonardo Seibel

O Núcleo de Educação Continuada da Univates oferece cursos em diversas áreas do conhecimento. De curta duração e abertos à comunidade, os extensivos são ótima opção para quem busca aperfeiçoamento em sua área de atuação profissional ou mesmo para quem busca desenvolver uma nova habilidade.

Na área da comunicação são três cursos com inscrições abertas, voltados para quem busca conhecimentos em fotografia, comunicação oral ou em reportagens jornalísticas baseadas em dados públicos. Devido à pandemia de coronavírus, as datas de início dos cursos ainda não estão definidas. Mais informações podem ser obtidas no site www.univates.br/educacaocontinuada, pelo e-mail educacaocontinuada@univates.br ou pelo WhatsApp (51) 99556-2692.

Conheça os cursos

O curso Dados e Transparência na Investigação Jornalística tem o objetivo de apresentar a estudantes de Jornalismo e profissionais da área os fundamentos teóricos e práticos da reportagem baseada em dados públicos. Os alunos aprenderão como funciona a apuração conduzida por evidências extraídas de fontes documentais, como os portais de transparência e suas planilhas, e de informações obtidas por meio de mecanismos de busca e da vertente passiva da Lei de Acesso à Informação. O investimento é de duas parcelas de R$ 200,00.

Já o curso Comunicação Oral - Módulo Básico - 2ª edição busca, por meio de atividades práticas, desenvolver habilidades para falar em público com eficácia e naturalidade, abordando temas como características da linguagem oral, postura e domínio da gesticulação, utilização da voz, respiração, colocação e dicção, utilização de recursos pessoais para a comunicação, entre outros assuntos. O investimento é de duas parcelas de R$ 185,00.

Por fim, o curso Fotografia Digital - Módulo Básico tem o objetivo de qualificar o participante a captar imagens digitais de qualidade, aperfeiçoando os conhecimentos em composição, enquadramento, linguagem e uso de equipamento fotográfico. Em aula serão abordados assuntos como: câmeras, lentes e acessórios; resolução, sensores e formatos de arquivos; tipos de fotografias; exercícios práticos, entre outros. O investimento é de três parcelas de R$ 120,00.

Logo ods-4