Com a suspensão de grande parte das atividades presenciais desde o dia 16 de março, a Universidade do Vale do Taquari - Univates vem trabalhando para garantir a continuidade de sua operação por meios virtuais. Para viabilizar isso, o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) da Instituição atua na operacionalização e suporte de todas as plataformas utilizadas por estudantes e funcionários.
De acordo com o gerente do NTI, Paulo Roberto Mallmann, a migração completa para os meios virtuais só foi possível por meio do investimento anual em tecnologia feito pela Instituição. A Univates faz investimentos anuais em tecnologia, que nos permite ter uma base de infraestrutura tecnológica sólida e robusta. Com a necessidade de atuarmos remotamente, colocamos essa tecnologia em prática, o que nos permitiu agir de maneira rápida e eficaz, salienta.
Durante o mês de abril, o Ambiente Virtual, plataforma em que as aulas são disponibilizadas aos estudantes da Univates, registrou mais de 247 mil acessos e mais de 1.860.000 visualizações nas páginas. Conforme o gerente do NTI, mesmo com o aumento expressivo de acessos, não houve instabilidade ou queda que pudesse afetar o andamento das aulas. O Ambiente Virtual está hospedado dentro do nosso datacenter. Trabalhamos para garantir processamento e memória suficiente para que o serviço fique disponível 24 horas por dia para toda a comunidade acadêmica. São 39 funcionários cuidando para que tudo ocorra da melhor maneira possível, reitera Paulo.
Além de garantir a performance dos ambientes virtuais, o NTI é responsável por administrar todas as contas com vínculo institucional, que permitem acesso a todos os serviços disponibilizados pela plataforma Google for Education, como Gmail, Google Drive, Agenda, Meeting, Hangouts e Classroom, sejam elas @universo.univates.br, para estudantes, e @univates.br, no caso de funcionários. Ao todo, mais de 95 mil contas são gerenciadas pelo setor. Outras atividades realizadas pela equipe do NTI durante a pandemia envolvem o desenvolvimento de novas funcionalidades para o app Univates e a criação do sistema de provas on-line, para que o interessado em ingressar na Instituição possa realizar sua prova sem ter de sair de casa.
Diferencial para a região
Desde 2016 a Univates participa da iniciativa Google Global Cache (GGC), promovida pelo Google, que concede à Instituição um cache local, instalado no datacenter. Com isso, 17 provedores de internet regionais parceiros da Univates direcionam seus acessos aos serviços do Google diretamente ao servidor instalado na Universidade, o que permite navegação mais rápida e eficaz.
Segundo dados, desde o início da pandemia o cache apresentou aumento de 28% no número de acessos. Por conta disso, Paulo conta que a Univates já solicitou reforço para que não ocorram problemas. Já fizemos o contato com o Google, que nos disponibilizou dois novos servidores, com prazo de entrega até o mês de junho. Com isso, aumentaremos a capacidade de armazenamento para não ocorrer nenhum tipo de problema, destaca.
Home office
Para dar continuidade às atividades administrativas de forma remota, foi disponibilizado aos funcionários da Univates o acesso a todo o sistema, por meio do Virtual Private Network (VPN), que garante segurança tanto ao usuário quanto à Instituição. Essa é uma forma segura que permite aos usuários se conectarem remotamente aos sistemas administrativos internos necessários para que os bastidores da operação da Univates sigam normalmente. Temos em média 300 a 400 usuários conectados diariamente executando tarefas administrativas internas, finaliza o gerente.
Outro serviço que também precisou ser disponibilizado remotamente foi a telefonia institucional. Cerca de 173 ramais móveis foram instalados em celulares para manter ativos todos os canais de comunicação da Instituição. As chamadas são recebidas nos aparelhos dos usuários e conectadas à central telefônica da Univates.
Segurança
Uma das questões que mais geram preocupação nas organizações que realizam atividades on-line é a segurança dos dados. Mesmo com todos os protocolos sendo seguidos, dificilmente alguém pode dizer que está totalmente seguro a ataques ou vazamento de informações. Nesse caso, a senha é um fator-chave na segurança do usuário. Ela deve ser trocada periodicamente e, se possível, o usuário deve ativar a autenticação com segundo fator, seja e-mail ou celular. A troca da senha é rápida e fácil e pode ser feita pelo link univates.br/recadastro/.