Com ênfase translacional, que garante desde o estudo básico das condições de saúde-doença até a aplicação clínica, o Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas (PPGCM) da Universidade do Vale do Taquari - Univates recebe inscrições para sua primeira turma. O início das aulas presenciais está previsto para agosto. De acordo com o coordenador interino do PPGCM e médico psiquiatra, professor Flávio Shansis, o caráter translacional vai ao encontro da atuação dos PPGs da Univates, que buscam a aplicação do conhecimento.
Shansis acrescenta que o curso é um diferencial na região e atende à proposta da Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) de interiorizar os cursos de pós-graduação na área de Medicina I.
São disponibilizadas até 20 vagas nas três diferentes linhas de pesquisa: Epidemiologia, Fisiopatologia e Aspectos Diagnósticos e Terapêuticos de Doenças, Tecnologia em Saúde como Ferramenta na Clínica Médica e Ciências do Comportamento. As aulas serão presenciais, dependendo da situação da pandemia de Covid-19, e ocorrerão nas sextas-feiras à noite e aos sábados de manhã. O mestrado tem duração mínima de 12 meses e máxima de 24 meses.
Podem se candidatar diplomados nas diversas áreas da saúde: Medicina, Psicologia, Farmácia, Biomedicina, Enfermagem, Odontologia, Ciências Biológicas, Nutrição, Educação Física, entre outras. O edital está disponível aqui e as inscrições podem ser realizadas até o dia 30 de junho em univates.br/ppgcm. Mais informações sobre o Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas podem ser obtidas pelo e-mail ppgcm@univates.br.
Saiba mais
O PPGCM da Univates foi aprovado em dezembro de 2019 pelo Ministério da Educação (MEC). O programa, que tem como base a visão integrada a partir da perspectiva translacional das condições de saúde-doença, está voltado às áreas de clínica médica, tecnologias em saúde e ciências do comportamento. O curso pretende incentivar a inovação e o desenvolvimento tecnológico em saúde e melhor entender as várias condições clínicas e os transtornos de comportamento.
Shansis destaca que um dos principais objetivos do curso de pós-graduação é contribuir para as questões de saúde na região onde é realizado. Serão desenvolvidos estudos, por exemplo, sobre o comportamento suicida em uma de suas linhas de pesquisa.
Outros objetivos do PPGCM são capacitar pessoas no campo das ciências médicas, criar e aperfeiçoar tecnologias e processos em saúde no atual contexto socioeconômico, com foco na criação de ferramentas para auxílio no diagnóstico e no tratamento de doenças, com vistas à melhoria da qualidade de vida da população.
O programa ainda pretende implementar, em conjunto com as organizações locais, ações em saúde geradas a partir dos projetos desenvolvidos, promovendo inovações que agreguem melhorias nos índices de saúde da população local, em consonância com as políticas públicas de desenvolvimento.