Como cuidar da saúde mental das crianças durante a quarentena

Postado as 07/05/2020 10:06:51

Por Vinicius Mallmann

Enfrentar o período de isolamento social não é fácil para ninguém. Tarefas básicas, que antes faziam parte da rotina das pessoas, ficam de lado, sendo o principal foco passar o maior tempo possível em casa. Para as crianças, então, é um momento de incerteza e muita ansiedade.

Com boa parte das escolas fechadas, os pequenos estão em casa com a família e também precisam enfrentar os desafios do isolamento. Enquanto alguns pais continuam realizando seu trabalho presencial e não têm com quem deixar os filhos, outros conciliam sua rotina de home office com as necessidades das crianças.

Bruna Alves

Conforme a psicóloga e professora da Universidade do Vale do Taquari - Univates Suzana Feldens Schwertner, é muito importante dar atenção aos sentimentos das crianças neste momento. “É preciso dar todo o acolhimento, explicar de forma leve e lúdica o que está acontecendo, ouvir o que elas têm a dizer e buscar formas de deixá-las mais confortáveis com toda essa situação que estamos vivenciando”, salienta a profissional.

A psicóloga destaca ainda que não vale a pena estabelecer uma rotina rígida ou ser muito rigoroso na hora da cobrança dos estudos, por exemplo. “É importante manter uma rotina minimamente organizada, mas sem se cobrar se algo sair um pouco da rotina. Os pequenos, assim como nós, estão vivendo uma situação totalmente atípica. O importante agora é manter a saúde mental, e isso só será possível se flexibilizarmos as nossas condutas”, finaliza.

Confira algumas dicas da psicóloga

Converse e escute

Diálogo neste momento é fundamental. Com uma linguagem simples, explique quantas vezes for necessário tudo o que está acontecendo, de acordo com as perguntas das crianças. Além disso, tire um tempo para ouvir o que a criança tem a dizer sobre o assunto e se mostre compreensível com suas preocupações e sentimentos.

Liberdade

Com segurança, deixe a criança mais livre para realizar suas brincadeiras. Se possível, disponibilize um pátio ou uma varanda para que ela se sinta mais à vontade, ajude a criar espaços para as brincadeiras, monte uma cabana ou explore outros cantinhos da casa.

Auxílio nas tarefas de casa

Tente incluir os pequenos em algumas atividades simples, como na organização da casa, de seu quarto ou dos brinquedos. Faça com que eles se sintam importantes e participativos. Isso ajuda também a desenvolver o senso de responsabilidade e de compartilhamento.

Brinque junto

Mostre aos pequenos quais eram suas brincadeiras favoritas na idade deles. Aproveite para aprender com eles quais são as brincadeiras preferidas. Vale também aquela brincadeira de apresentar uma música no YouTube, resgatando bandas, composições e cantores mais antigos ou canções que eles gostem de ouvir.

Faça uma cápsula do tempo

Escreva, desenhe ou reúna algumas informações e desejos neste tempo tão obscuro. Guarde em um lugar bem escondido e volte a abrir depois de um período longo (um ano, por exemplo, ou mais) para se surpreender com as respostas. Vale também organizar uma caixinha para até mesmo dispor alguns objetos que tenham marcado esse tempo, como a máscara e o álcool em gel, por exemplo. Faça fotos, registre momentos desse período e guarde com esse material.

Logo ods-3