Eventos virtuais promovem conhecimento e reflexões

Postado as 30/04/2020 13:35:06

Por Nicole Morás e Vinicius Mallmann

Assim como as aulas virtualizadas reconfiguram as formas de aprender e de ensinar em meio à pandemia do coronavírus, os eventos digitais garantem que o conhecimento não fique parado e ainda contribuem para que a população possa lidar melhor com essa nova realidade.

É nesse sentido que o curso de Educação Física - licenciatura da Universidade do Vale do Taquari - Univates realiza na próxima segunda-feira, dia 4, das 19h às 20h, a palestra on-line “A ausência do teu corpo está doendo em mim”, na qual serão abordados os efeitos do distanciamento corporal nas relações humanas.

O evento será transmitido pelo canal da Univates no YouTube e terá a participação de Isabel Marques, doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP); Jussara Rosa Tavares, doutoranda em Artes Cênicas na USP; e da professora da Univates Silvane Fensterseifer Isse, doutora em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Também haverá a participação de um poeta.

Para participar, as inscrições devem ser realizadas em univates.br/sistemas/inscricoes.

Participantes

Isabel Marques - Diretora e coreógrafa do Caleidos Cia. de Dança, de São Paulo. Com Fábio Brazil, dirige o Instituto Caleidos. Pedagoga, mestra em Dança pelo Laban Centre, Londres, e doutora em Educação pela USP. Ativista nas áreas de direitos humanos, arte e educação.

Jussara Rosa Tavares - Professora do curso de Licenciatura em Dança na Universidade Federal de Sergipe (UFS). Licenciada em Educação Física pela UFS, mestra em Educação Física pela Unimep, na linha de pesquisa Pedagogia do Movimento, Corporeidade e Lazer, e doutoranda em Artes Cênicas na USP, na linha Pedagogia do Teatro.

Silvane Fensterseifer Isse - Licenciada em Educação Física, mestra e doutora em Ciências do Movimento Humano. Docente da Universidade do Vale do Taquari - Univates.

Eventos on-line na área da saúde

As palestras on-line também estão sendo realizadas pelo Centro de Ciências Médicas da Univates. Confira os eventos:

30/04 - 20h - Encontro virtual sobre relação entre cirurgia bariátrica, obesidade e os riscos de infecção pela Covid-19

30/04 - 20h: Câncer de próstata: informações e patologia

CCHS promove debate virtual sobre o mundo pós-pandemia

Já na próxima terça-feira, dia 5, inicia-se uma série de debates virtuais promovidos pelo Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS) da Univates. Denominada “Diálogos na Pandemia”, a iniciativa tem o objetivo de promover discussões em torno do cenário atual, trazendo à tona temas que perpassam as áreas e cursos vinculados ao Centro. O evento inicia às 19h10min. Para participar, basta acessar o link bit.ly/webinar_cchs.

Com o tema “Como o coronavírus vai mudar nossas vidas?”, o primeiro encontro contará com a participação da psicóloga e professora da Univates Alice Chaves e do jornalista Clayton Melo. Para o diretor do CCHS, professor Leonel José de Oliveira, é importante debater sobre a pandemia e todos os aspectos que ela atinge. “Está claro que a pandemia da Covid-19 atinge não apenas a área da saúde. Ela transcende áreas, afeta a saúde, a educação, a forma como vemos o mundo, nossos sentidos, sentimentos e, por isso, nossa subjetividade. Propomos a reflexão e o diálogo sobre o que estamos passando, sem a intenção de fazer previsões certeiras sobre o futuro, mas tentando observar aspectos sobre como todos esses fatos estão mudando ou ainda irão mudar nossas vidas”, explica.

Nos próximos debates, Leonel conta que a ideia é expandir o conteúdo para todas as áreas do Centro. “Nos próximos eventos da série vamos abordar questões relacionadas à história, educação e arte. Queremos, de alguma forma, contemplar também temas que se relacionam aos nossos cursos e áreas”, finaliza.

Para aproveitar o evento como atividade complementar, os estudantes da Univates devem realizar sua inscrição no site univates.br/sistemas/inscricoes. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail cchs@univates.br.

Logo ods-3