Conforme orientação dos órgãos de saúde, durante o período de combate ao coronavírus (ou Covid-19) a população em geral deve usar máscaras de pano, enquanto as máscaras cirúrgicas e luvas descartáveis devem ser priorizadas para uso dos profissionais da área da saúde. No entanto, caso sejam utilizados fora de espaços de saúde, esses equipamentos de proteção individual devem ser descartados corretamente para evitar contaminações posteriores ao uso.
De acordo com a assessora da área ambiental do Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates) Nara Schmeier, luvas e máscaras cirúrgicas são materiais que não podem ser descartados com os resíduos da coleta seletiva, destinada a resíduos recicláveis. É necessário que sejam descartadas em saco plástico branco leitoso ou branco, duplo (um saco dentro do outro), com a identificação do conteúdo, realizando o preenchimento do saco até dois terços de sua capacidade. Além disso, é indicado utilizar lixeira específica para máscaras e luvas, com acionamento por pedal, e fazer o descarte preferencialmente com o lixo do banheiro, por considerar-se que ele não sofrerá manipulações posteriores, explica.
Nara afirma que o descarte correto dos materiais possivelmente contaminados durante o período de pandemia garante a segurança do usuário e dos coletores e profissionais que atuam na separação dos resíduos oriundos da coleta pública.