Com a virtualização das aulas, professoras promovem aulas compartilhadas

Postado as 24/04/2020 16:34:14

Por Vinicius Mallmann

Com o avanço da pandemia da Covid-19 no Rio Grande do Sul, a Universidade do Vale do Taquari - Univates decidiu manter as aulas virtualizadas até o final do mês de abril. Com isso, tanto professores quanto estudantes estão tendo que se adaptar para cumprir seus deveres.

Com esse propósito, as professoras Grasiela Bublitz, do curso de Letras, e Danise Vivian, do curso de Pedagogia, realizaram uma aula compartilhada na última segunda-feira, dia 20. Ministrando a disciplina Saberes e Práticas da Alfabetização I e II, as docentes convidaram três diplomadas e uma estudante, que realizaram em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) pesquisas referentes ao tema alfabetização.

Conforme Grasiela, a iniciativa já acontecia em sala de aula, porém teve de ser adaptada com as aulas virtualizadas. “Temos esses encontros em nossa estrutura curricular, convidamos estudantes e diplomados para dividirem o conhecimento obtido nas produções dos seus TCCs. Dessa vez isso ocorreu de forma on-line. Foi muito interessante, houve muita interação entre os alunos durante a videoconferência”, comenta.

Intitulado “A consciência fonológica na formação de professores”, o trabalho desenvolvido pela diplomada em Letras Joseane Diehl foi um dos apresentados. Para ela, é importante manter a troca de conhecimentos, mesmo com a atual situação de isolamento social. “Procuro participar e contribuir com apresentando meu TCC todos os anos. Mesmo sendo de maneira virtual, foi um momento enriquecedor em que pude compartilhar e adquirir novos conhecimentos e experiências na área da educação e na formação de novos professores”, salienta a diplomada.

Do outro lado da tela, quem assistiu às apresentações pôde usufruir do momento com muita aprendizagem, como a estudante do terceiro semestre de Pedagogia Bruna Luisa Caliari. “Foi um momento muito bom para compartilhar, ouvir e aprender com os depoimentos das alunas já formadas. Pude relacionar muitas das falas com momentos que passei na minha formação do magistério e que agora sinto diferença na faculdade de Pedagogia. É sempre bom ter essas interações para que, além de ouvir, a gente possa ser ouvida frente às dificuldades que enfrentamos no dia a dia da escola”, explica a acadêmica.

Para a coordenadora do curso de Pedagogia, professora Danise Vivian, apesar de ser de forma virtualizada, a troca de conhecimentos é sempre muito importante  “O encontro promovido foi extremamente proveitoso para aproximarmos os grupos em meio ao isolamento social. A participação de diplomadas e de alunas formandas evidenciou a força que os temas centrais das nossas disciplinas assumem no cenário educacional”, finaliza a professora.

Logo ods-4