Escolher apenas uma profissão para a vida toda tende a ser uma tarefa bastante difícil. Em um mundo repleto de possibilidades e com mercado de trabalho que se modifica tão rapidamente, é preciso, antes de qualquer coisa, conhecer muito bem suas potencialidades para iniciar uma formação. Em alguns casos, depois de começar uma graduação, o estudante percebe o quanto os conhecimentos se complementam com outros cursos. Foi o que aconteceu com a estudante Jennifer Baggio Cover, de Dois Lajeados, que se tornou aluna da Univates em 2017 no curso de Relações Internacionais (RI) e dois anos depois ingressou na graduação em História, na modalidade a distância da Instituição.
Eu quis sair da zona de conforto e aprimorar meus estudos nessas duas áreas, que conversam muito entre si, conta Jennifer A estudante iniciou no curso de RI motivada por seu amor por política, diferenças culturais e, é claro, história. A vontade de fazer os dois cursos finalmente foi resolvida quando a Univates passou a oferecer o curso de História na modalidade a distância (EAD). Tenho o coração dividido agora, brinca. Mas a parte boa é que os dois cursos se complementam em vários aspectos.
Se cursar uma faculdade para muitos já é um grande desafio, fazer duas ao mesmo tempo requer o dobro de disciplina. Para Jennifer, a maior dificuldade está em conseguir organizar o tempo para cada um dos dois cursos, já que ambos requerem muita leitura e dedicação. Por outro lado, é muito interessante iniciar uma segunda graduação para conhecer e compreender pensamentos e visões de mundo muito distintos dos que eu tinha, mas que muitas vezes são complementares, conclui.
Neste semestre, a estudante resolveu encarar mais um desafio. Desde 22 de janeiro Jennifer está morando em Vigo, na Espanha, para fazer intercâmbio acadêmico. O conhecimento adquirido em uma universidade de um país diferente com uma língua diferente e costumes distintos é enorme, comenta. Para ela, o intercâmbio vai muito além da sala de aula, ensinando também sobre convivência com outros intercambistas de diversas partes do mundo. Atualmente, devido a pandemia do nome Coronavírus, as aulas de Jennifer estão acontecendo de forma online, e ela está de quarentena desde o dia 13 de março.
Vestibular on line
A Univates está com inscrições abertas para 35 cursos presenciais e 18 na modalidade a distância (EAD). Os candidatos podem se inscrever de forma gratuita para o vestibular, que está sendo realizado de forma on-line, em www.univates.br/vestibular. Para participar, o candidato seleciona a modalidade e o polo, quando for curso EAD, e preenche um formulário com seus dados. Ao finalizar a inscrição, é enviado e-mail com uma senha para acessar o ambiente virtual de prova em univates.br/startunivates. A prova pode ser realizada a qualquer momento e tem duração de até duas horas a partir do momento do sorteio do tema da redação.
A correção das provas acontece em até 48 horas, e o resultado é enviado para o e-mail do candidato, que, se aprovado, pode realizar sua matrícula de forma on-line em univates.br/startunivates.